Vidroplano
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4 dicas para épocas de crise

20/05/2016 - 10h29

Este texto foi originalmente publicado na edição 521 (maio de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

Escrito por Roger Maia

A diferença entre ganhar e perder em épocas de crise pode estar em como você enxerga e age nesse momento. A seguir, quatro dicas que podem ajudar no seu negócio.

1) Mantenha as contas em ordem e gerencie as dívidas
Por mais que seja difícil manter o caixa saudável, isso é o que vai definir como sua empresa sairá da crise. Acredite, essa crise, tal como as outras, vai passar! Então é hora de gerar e manter o máximo de caixa possível. Evite gastos desnecessários e avalie onde o dinheiro está sendo aplicado. Saiba em que as despesas e receitas têm seus fatos geradores. Se preciso, negocie e estenda as dívidas por mais tempo, mas com juros e taxas pré-fixados.

Outra dica importante é não se deixar abalar pela dificuldade do momento. Não erre economizando em setores cruciais, como, por exemplo, marketing e vendas. Sua empresa deve pensar sempre em crescimento.

2) Incentive sua equipe
A motivação de seus colaboradores influencia nos resultados das operações, seja na retaguarda ou no front de atendimento ao cliente. Mesmo em tempos menos privilegiados, incentive, motive e crie benefícios para a sua equipe. Fazendo isso, você passa segurança e garante que eles trabalhem para o crescimento da empresa.

3) Fidelize seus clientes
Quando conquistamos a fidelidade de nossos clientes, não há momento ruim que os faça abandonar a empresa. A demanda pode até diminuir, mas ela sempre existirá.

Não há nada que faça você ter uma venda tão lucrativa como uma venda por indicação. Não negligencie sua base instalada. Eles também estão passando pela mesma situação que você. Trate-os bem, tenha paciência com alguns dias de atrasos no pagamento. Você colherá grandes resultados nesta época de “vacas magras” e mais ainda num futuro melhor.

4) Invista no local certo
Priorize setores que irão gerar economia e rentabilidade. Faça uma lista com as suas necessidades de investimentos e o que cada uma delas irá gerar de rentabilidade. Classifique-as em ordem decrescente de rentabilidade, escolha as cinco primeiras e tente implementá-las num espaço de tempo curto, que chamaremos de ciclo. Logo depois de implementá-las, refaça a lista e implemente mais cinco delas, num novo ciclo de tempo. E assim sucessivamente.

E, não esqueça nunca, não corte toda a verba de publicidade e propaganda. Lembre-se do que Henry Ford disse e nos ensinou: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

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Roger Maia é professor universitário, especialista em sistemas de informação e possui MBA em gestão empresarial e CEO da Vilesoft.
portal.vilesoft.com



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