Vidroplano
Vidroplano

Ações para o setor voltar a crescer

19/06/2017 - 20h27

A noite de 19 de maio marcou o início de um novo período na história da Abravidro. A diretoria-executiva para o triênio 2017-2020 foi empossada em evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. O novo presidente, José Domingos Seixas, industrial da processadora paulistana Cyberglass, terá a missão de liderar a entidade pelos próximos três anos e já revelou ações práticas que podem contribuir para mais um ciclo de desenvolvimento do setor.

alexandreAgradecimentos e reflexões
Despedindo-se da presidência após dois mandatos consecutivos (de 2011 a 2017), o discurso de Alexandre Pestana rememorou momentos distintos deste período — do incrível aumento do consumo de vidro no começo da década à atual retração do mercado. Além de agradecer pelo apoio que teve de todos os elos do setor, Pestana ressaltou os esforços da associação para o desenvolvimento vidreiro nas questões técnica e tributária e também na organização da cadeia produtiva. Às usinas de base, direcionou uma reclamação: a grande concentração de volumes de vidro está sendo distribuída por poucos atacadistas, sem qualquer agregação de valor. “A indústria de transformação não precisa de atravessadores. Vocês, usinas de base, sempre nos atenderam diretamente e, neste momento de crise, isso não deve mudar”, afirmou.

Novo modelo de gestão
domingosNa sequência, José Domingos Seixas anunciou um novo modelo de gestão colaborativa e compartilhada. “A Abravidro cresceu tanto que nossas ações não podem se restringir à disponibilidade do principal líder”, explicou. Por isso, os vice-presidentes da entidade também participarão da supervisão dos projetos, melhorando ainda mais a capacidade de resposta às demandas do mercado.

Domingos comentou os diversos pleitos a serem conduzidos pela associação, como a neutralização do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) do vidro processado. Medidas contra os conglomerados de empresas de pequeno porte (EPPs) e as indústrias travestidas de comércio também devem ser tomadas em breve. “No momento em que perdemos todas as referências de conduta, precisamos moralizar o setor, pois a competência precisa suplantar a deslealdade”, afirmou o dirigente. Mais detalhes sobre o novo presidente e seus futuros projetos estão na entrevista nesta edição.

Surpresas e emoção
Alexandre Pestana foi homenageado com duas lembranças: o álbum Retratos da presidência, com imagens do período, e o livro Sem medo de obstáculos – exemplar único contendo seus editoriais na revista O Vidroplano e discursos feitos ao longo dos dois mandatos. Cada membro da diretoria do triênio 2014-2017 recebeu peças de cristal com suas imagens gravadas em três dimensões.

Na despedida da superintendente e editora de O Vidroplano, Celina Araújo, que deixa a Abravidro no dia 30 de junho, foi produzida uma revista estilizada (A dama de vidro) que conta sua atuação nestes catorze anos na entidade.

Ana Cristina Pestana, esposa de Alexandre Pestana, também recebeu lembrança em reconhecimento ao apoio da família durante o mandato de seu marido. A homenagem foi entregue por Gláucia Seixas Guerrero, sobrinha de José Domingos Seixas.

Nova superintendente
Iara Bentes, nova superintendente da Abravidro, foi apresentada ao mercado no evento. Jornalista brasiliense, ela tem passagens pelo Ministério da Educação e Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Iara também assume como editora de O Vidroplano a partir da edição de julho de 2017.

 

Diretoria-executiva para o triênio 2017-2020
Presidente
José Domingos Seixas

Primeiro-vice-presidente
Emerson Arcênio

Segundo-vice-presidente
Rafael Gustavo Araújo Ribeiro

Terceiro-vice-presidente
Alexandre Pestana

Diretores
Adiney Jaime de Oliveira
Alfredo dos Anjos Martins
Antônio Skardanas
Luiz Carlos Mossin
Marcus Aurelius de Andrade Pezotti
Maurício Silva Ribeiro
Rafael Nandi da Motta
Ricardo de Oliveira
Rogério Eduardo Ferreira de Oliveira
Vinícius Silveira Marques
Vítor Maione Samos
Walter Luiz Araújo Guarino
Conselheiros fiscais
Leonardo Bráz Vieira Santos
Rosemari Bremm Oliveira
Sandro Henrique Rensi

Conselheiros fiscais suplentes
João Roberto Musumeci
Victor Villas Casaca
Arisson Rodrigues Ferreira

Gestor do ABNT/CB-37
Aldo Machado Simões

Este texto foi originalmente publicado na edição 534 (junho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters