Vidroplano
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Agenda positiva

16/06/2015 - 14h53

Escrevo este editorial com uma preocupação. Diante do agravamento da crise, temos a missão de compreender os fatos presentes e os seus reflexos, mas, acima de tudo, identificar caminhos para enfrentar e, quem sabe, aproveitar oportunidades neste momento tão difícil.

A crise brasileira extrapolou o âmbito político e econômico, abalando dois pilares essenciais de qualquer sociedade: confiança e padrões morais. Enquanto a população brasileira toma as ruas de todo o País exigindo mudanças, a piora sistemática dos indicadores econômicos se manifesta de forma dramática e apresenta os mais baixos níveis históricos de confiança das empresas e consumidores.

Os setores de autopeças e construção civil, responsáveis por grande parte do consumo de vidro plano no Brasil, são os mais atingidos pela crise, com forte tendência de baixo desempenho.

Portanto, podemos prever que trabalharemos nos próximos meses, talvez anos, numa condição bem diferente da da última década, quando tivemos forte expansão do consumo de vidro no Brasil.

As ferramentas e estratégias comerciais utilizadas anteriormente não terão a mesma eficiência. Num ambiente de retração da atividade e, consequentemente, do consumo de vidro, os melhores resultados virão da qualidade da venda, privilegiando melhores margens em detrimento do volume.

Nesse sentido, a Abravidro está estruturada para atender uma agenda positiva, com ações que contribuam com essa mudança de postura tão necessária. Nas próximas páginas, você confere o lançamento de dois projetos nesta direção: De olho no boxe e Caixa acústica.

Numa outra frente de trabalho, o foco é o incentivo à troca de informações entre as empresas, por meio de debates nos sindicatos e associações afiliados à Abravidro. Nos momentos de dificuldade, o compartilhamento de experiências contribui para que se faça a melhor leitura do mercado, tanto regional como nacionalmente. Aproxime-se desses grupos e engaje-se!

Enfim, reafirmo que a economia obedece a determinados ciclos, cuja própria história mostra que se revertem com o tempo. Agora é hora de acreditarmos no potencial do vidro em qualquer situação econômica, o que exige boas doses de criatividade e dinamismo de cada um.



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