Vidroplano
Vidroplano

Autoconhecimento faz a diferença

19/12/2017 - 14h43

“A crise é o momento de mudar. Não se deve focar no que está dando errado, mas sim no que se tem de melhor — e usar isso para se reinventar” (Heloísa Capelas, escritora e empresária, considerada uma das maiores especialistas do Brasil na área de autoconhecimento e inteligência comportamental, palestrante do 13º Simpovidro)

As quatro inteligências
O principal conceito apresentado por Heloísa é parte da Teoria do Amor Negativo, criada pelo autor norte-americano Bob Hoffman. Toda pessoa tem direito ao amor — e, para que consiga exercê-lo, é importante compreender que o ser humano é um diamante com várias faces e com quatro inteligências que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas igualmente:
– Intelectual;
– Emocional;
– Espiritual;
– Física.

Conhecendo seu próximo
A emoção foi explorada por Heloísa durante a palestra. Em vários momentos, ela convidou o público a se movimentar, conversar entre si, mostrar os pontos fortes uns dos outros e, no final, pediu para todos se darem um grande abraço.

Experiência própria
As experiências de vida devem sempre ser usadas para o crescimento. A própria escritora é um exemplo. Sua rotina foi abalada quando descobriu que a primeira filha tinha deficiência mental. Ao abrir seus horizontes para se autoconhecer, conseguiu reverter as dificuldades e dúvidas que tinha. Além disso, o uso das quatro inteligências se mostrou fundamental para a relação entre elas. Isso mostra que desenvolvê-las traz benefícios para todos os setores da vida, seja profissional ou pessoal.

Este texto foi originalmente publicado na edição 540 (dezembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters