Vidroplano
Vidroplano

Bernardinho e a difícil tarefa de mudar a si mesmo

19/09/2016 - 11h57

Escrito por Silvio Celestino

Em uma entrevista, Bernardinho, treinador da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, disse que teve de mudar seu jeito de lidar com os atletas para vencer as Olimpíadas de 2016. Esse grupo não reagia bem quando ele se agitava na ânsia de mexer com os brios e motivar os atletas — algo que caracteriza a sua carreira.

Essa é uma competência difícil de desenvolver em um líder: adaptação às circunstâncias e pessoas. Em geral, principalmente após um período de sucesso, acredita-se que encontrou a melhor maneira de ser com os liderados e que é ela a responsável exclusiva pelos resultados.

Mas as pessoas ou situações mudam, e insistir nos velhos hábitos resultará em frustração, raiva e desorientação. O líder deve ter capacidade de adaptação. Portanto, atenção às alterações no cenário.

Há elementos da realidade que você não controla
Uma crise econômica, uma lei que gera novos custos ou uma tecnologia que coloca sua empresa em rota de extinção: o líder deve estar atento a tudo que represente uma mudança no seu contexto. O gestor também tem de se interessar sobre as melhores maneiras de lidar com cada situação. Trabalhar sob pressão gera estresse na equipe no longo prazo, embora seja apropriado em momentos de crise e com funcionários problemáticos. Ser democrático ao tomar decisões é apropriado quando se deseja mais informações sobre a situação, mas demorado demais em momentos difíceis. Há um meio de ser para cada momento.

Adapte-se às situações
É admirável ver alguém como Bernardinho, um campeão, fazendo isso. Sem essa capacidade, você verá líderes esbravejando na intenção de motivar, mas, em alguns momentos, isso pode ser muito danoso à equipe. Adapte-se à situação e controle-se.

Você é o líder de sua própria vida
Embora não controlemos todas as situações, sempre podemos aceitá-las e integrá-las em nossas histórias, fazendo o possível para ter sucesso. Adultos toleram frustrações e se comportam da melhor maneira possível para atingir os resultados e ter o que desejam.

Bernardinho mais uma vez provou que um líder maduro deve sempre buscar seu desenvolvimento para cumprir seus propósitos, ser um exemplo aos demais e vencer. Vamos em frente!

Fale com eles!
Autor do livro ConveFotos: Marie Hippenmeyerrsa de Elevador – Uma Fórmula de Sucesso para sua Carreira, Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching. www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/Alliance CoachingBrasil

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 525 (setembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters