Vidroplano
Vidroplano

Artista britânico mantém tradição dos espelhos feitos artesanalmente

Postado em 29/11/2017 às 7:17

gypsy-front (1)

Desde sua criação, graças ao efeito “mágico” de refletir imagens, os espelhos são um dos objetos de vidro mais populares em todo mundo. Hoje, eles são feitos em grandes linhas de produção, com a mais alta tecnologia, mas a técnica artesanal, existente há mais de 300 anos, permanece viva pelas mãos de artistas como o britânico David A Smith.

Inspirado pelos espelhos gravados na Era Vitoriana — época do reinado da rainha Vitória no Reino Unido, de junho de 1837 a janeiro de 1901 —, o artista usa técnicas manuais para gravar imagens no vidro. A mistura do nitrato de prata, camadas de ácido e uma lapidação meticulosa do nosso material cria espelhos com gravuras. Outro modelo de David e que também era moda no Século 19 são os espelhos com “mensagens secretas”. Esses painéis têm seus desenhos revelados quando entram em contato com o vapor, algo que acontece bastante em banheiros, não é mesmo?

O artista também cria letreiros de vidro espelhados ou acidados com a escrita feita ao contrário (no mesmo “lado” em que seria aplicada a prata do espelho, por exemplo). As letras podem ser gravadas de acordo com o desenho escolhido e depois são pintadas e folheadas com ouro. Tudo isso feito à mão!

Atualmente, esse tipo de gravação pode ser feita a laser, mas David se empenha em manter as técnicas centenárias vivas por meio de oficinas nas quais ele ensina outros alunos a gravarem vidros. Em seu perfil no Instagram, ele compartilha com o mundo vídeos de seu trabalho, mostrando algumas das suas etapas de criação.

Veja alguns vídeos abaixo e as fotos na galeria!

Confira as fotos a seguir!

Marcadores: Blog

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters