Vidroplano
Vidroplano

Ganhadores do 5º Prêmio Saint-Gobain apostam em vidro

Postado em 22/03/2018 às 8:29

home

No dia 15 de março, foram anunciados os vencedores do 5º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável. O concurso buscou reconhecer os talentos que investem em um estilo de construção amigável ao meio ambiente, tanto na academia como no mercado.

Os três projetos selecionados na categoria Estudante surpreendem pela pluralidade: um aborda o redesenho urbano de um bairro de São Paulo, outro propõe um novo complexo para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o terceiro inova ao projetar fazendas verticais.

Já a categoria Profissional contou com subcategorias: Edificação Institucional; Edificação Comercial; Edificação Residencial; Projeto Institucional; Projeto Comercial e Projeto Residencial. Ainda foram entregues prêmios para os destaques em Conforto, Inovação e Sustentabilidade, além de se laurear o do Melhor Projeto da Edição.

Selecionamos as edificações que contam com vidro. Veja abaixo:

Categoria Profissional

Edificação Institucional
Arena juventude2º lugar – Arena da Juventude
Escritório: Hector Vigliecca e Associados
Descrição: a arena, localizada no Rio de Janeiro, foi projetada pra os Jogos Olímpicos Rio 2016 e usa vidros em uma das fachadas e nas portas de entrada.
O projeto também ganhou o Destaque Inovação

Aeroporto BH3º lugar – Aeroporto de Belo Horizonte
Escritório: Bacco Arquitetos Associados
Descrição: o novo terminal até já apareceu aqui no Blog da Abravidro e encanta pelo uso de vidro na fachada em vários pontos, favorecendo a entrada de iluminação natural.

Edificação Comercial
Nasp1º lugar – Nasp – Nova Sede Administrativa da Natura
Escritório: Dal Pian Arquitetos
Descrição: outro projeto que já deixou sua marca por aqui. O uso de brises de vidro mantém a temperatura em toda o prédio estável, além de lhe conferir beleza. Do lado de dentro, grandes painéis do nosso material estão por toda a parte, sem contar os guarda-corpos de vidro que embelezam o átrio central.
O projeto também ganhou o Destaque Conforto

Complexo fabril (3)2º lugar – Complexo Fabril para Multinacional do Setor de Óleo e Gás
Escritório: Casacinco Arquitetos Associados
Descrição: com grandes átrios, painéis de vidro nas salas de reunião e claraboias, a integração entre os espaços é preservada e a iluminação natural é privilegiada.

 

Centro de pesquisa3º lugar – Centro de Pesquisa  & Desenvolvimento Richard J. & Maureen E. Egan
Escritório: Archi-Musa Arquiteto
Descrição: Dentro dos padrões que a multinacional utiliza mundialmente, o prédio tem um perímetro envidraçado com vidros refletivos para oferecer um ambiente agradável aos seus colaboradores.

 

Edificação Residencial
Residencia KS1º lugar – Residência KS
Escritório: Arquitetos Associados
Descrição: Por conta do Clima em Natal, a residência deveria contemplar alguns requisitos para que o conforto térmico fosse completo. O vidro é usado em diversos painéis móveis e fixos, para incentivar a circulação de ar e de pessoas entre os ambientes.

 

Residência HLC2º lugar – Residência HLC
Escritório: Elmor Arquitetura Eireli
Descrição: a aplicação do nosso material chama atenção no entorno de toda a área social — ela se abre completamente para o jardim, criando um senso de integração muito maior.

Para ver todas as edificações e projetos vencedores, clique aqui.

Confira as fotos a seguir!

Comentários via Facebook

Comentários via Blog

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters