Vidroplano
Vidroplano

Bruto, com um toque de sutileza

16/06/2015 - 17h03

Hotel construído com contêineres no PR aposta no vidro para se integrar ao exterior

A arquitetura moderna é formada por materiais diferentes e inusitados — existem por aí construções com garrafas plásticas e pneus, por exemplo. Que tal, então, contêineres como casas ou edifícios? Utilizado no transporte de mercadorias, esse item se tornou uma alternativa sustentável para residências, principalmente nos Estados Unidos e Europa, por conta de características como durabilidade, mobilidade e reaproveitamento. No entanto, para uma obra assim funcionar, o vidro se faz necessário. Como pode ser visto no Tetris Container Hostel, em Foz de Iguaçu (PR), somente nosso material oferece integração ao ambiente externo e estética sutil às linhas duras do conjunto baseado nos blocos de montar de um videogame famoso mundialmente.

Transparência em aço
Os vidros aplicados em diversos ambientes como quartos e áreas comuns foram fornecidos pela Vidraçaria Rio-Sul, empresa também localizada em Foz do Iguaçu. As grandes janelas, que permitem farta entrada de luz natural, ganharam temperado incolor 6 mm. Portas, incluindo a da entrada principal e de banheiros, possuem temperados incolores 10 mm.

Todas as esquadrias para essas portas e janelas são da Belmetal. Os modelos fazem parte da linha Imperial 2.5, de alumínio, e foram instalados de forma a obter vedação de alta qualidade nos vãos abertos. “Trata-se de um projeto inovador”, comenta a coordenadora de Marketing da filial da Belmetal em Curitiba, Érica Ribeiro. “Acreditamos que haverá, no Brasil, nos próximos anos, grande crescimento desse mercado.” Segundo a empresa, esse tipo de obra consegue unir temas atuais e urgentes como o reuso de materiais descartados, eficiência energética, limpeza e rapidez no processo de construção.

Jogo de encaixar
O formato do empreendimento é baseado no renomado videogame Tetris, criado na década de 1980, na Rússia, então União Soviética. Os contêineres empilhados fazem alusão às peças do jogo, as quais devem ser encaixadas de forma funcional. O objetivo é passar o conceito de conexão de ideias, já que um hostel recebe grande fluxo de pessoas oriundas dos mais diferentes lugares (saiba mais no quadro abaixo).

Ao todo, a estrutura é formada por quinze contêineres e possui 498 m² de área construída. Ainda no quesito sustentabilidade, a estrutura conta com telhado verde (o que reduz a temperatura interna), pisos externos drenantes e cisterna para captação de água das chuvas.

‘Hostel’? Entenda esse conceito!
Muito comuns na Europa e frequentados principalmente por viajantes “mochileiros”, os hostels são hospedarias com preços mais convidativos que os hotéis tradicionais. Mesmo assim, esse tipo de estabelecimento não deixa de lado a sofisticação na decoração e também a modernidade. Algumas características desse tipo de hospedagem são:

  • Socialização — Procurado normalmente por jovens viajantes, os hostels costumam ter quartos, banheiros e cozinhas coletivos (existem os com suítes exclusivas). São normais as confraternizações nas áreas comuns;
  • Novo conceito — A palavra hostel normalmente era traduzida para o português como albergue de jovens. No entanto, as condições das instalações desse tipo de hospedagem costumam ser melhores do que as dos antigos albergues brasileiros. Por isso, o verbete tem se popularizado no País;
  • Crescimento — Tem aumentado consideravelmente o número de hostels no Brasil. Segundo dados da Federação Brasileira de Albergues da Juventude (FBAJ), a quantidade de estabelecimentos recém-abertos filiados à instituição cresceu 67,2% nos últimos anos;
  • Desde 1912 — O primeiro hostel do mundo foi aberto por um professor na cidade de Altena, Alemanha. A ideia era que ele servisse de hospedagem para estudantes. Acredite, ele foi construído em um castelo do século 12. O Burg Altena funciona como hostel até hoje!

Curiosidades do Tetris Container Hostel

  • Segundo a gerência do local, é o maior hostel em contêineres do mundo;
  • piscina também é instalada dentro de um contêiner e possui aquecimento solar;
  • A estrutura que hoje abriga o estabelecimento foi originalmente montada no ano passado para ser a sede da Casa Foz Design, evento voltado à arquitetura e decoração.

Fale com eles!
Belmetal — www.belmetal.com.br
Tetris Container Hostel — tetrishostel.com.br
Vidraçaria Rio-Sul — (45) 3573-3370



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters