Vidroplano
Vidroplano

Como administrar uma vidraçaria ou serralheria

21/10/2016 - 11h14

Escrito por Alexandre Araújo

Um negócio só sobrevive se o modelo de gestão for profissional. O gestor não pode administrar uma vidraçaria ou serralheria apenas com conhecimentos de fabricação e instalação de portas, janelas, boxes, espelhos, telhados ou fachadas — isso são características de gestores inexperientes.

No meu livro A arte da gestão nas serralherias e vidraçarias, recém-lançado pela Editora A4, dou dicas para uma administração correta e, acima de tudo, bem-sucedida. Abaixo, veja cinco passos iniciais:

Passo 1 — Faça o planejamento estratégico da sua empresa
Devem constar em sua elaboração fatos importantes, tais como forças, fraquezas, objetivos e metas que você quer alcançar em certo espaço de tempo. Além disso, elabore um plano de ação para alcançar esses objetivos.

Passo 2 — Divida a empresa em departamentos
É necessário que haja uma divisão de departamentos para que se tenha uma visão ampla do negócio. As principais áreas de uma empresa são financeira, operacional, de marketing e de recursos humanos.

Passo 3 — Crie rotinas de trabalho para cada departamento
É de extrema importância estabelecer horários divididos corretamente perante todos os departamentos e funcionários envolvidos neles. Uma rotina ou plano de trabalho devem conter os objetivos e metas dos departamentos, além das principais atividades de cada pessoa envolvida, operacional ou gerencial.

Passo 4 — Delegue as tarefas que só você sabe fazer
Lembre-se: trabalhe menos e gerencie mais. É de extrema importância focar na gestão da empresa para que isso aconteça. Prepare as pessoas para substituir você nos trabalhos.

Passo 5 — Capacite sua mão de obra
Não fique preso ao pensamento de que o funcionário aprende e depois vai embora para o concorrente. É melhor ele aprender e — enquanto decide se vai embora ou não — melhorar a sua produção, do que continuar incapacitado na empresa, dando diversos prejuízos.

Para mais dicas, leia o meu livro. Ele pode ser adquirido em www.divergenciasdosaber.com.br.

Fale com eles!
Alexandre Araújo é professor universitário, consultor e instrutor do Sebrae. É diretor do Canal do Serralheiro e autor de três livros.
alexandre.s.araujo@uol.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 526 (outubro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters