Vidroplano
Vidroplano

Cobertura ‘online’ do GPD 2017

21/07/2017 - 12h03

O Portal Abravidro e nossas redes sociais levaram ao setor vidreiro nacional informações em primeira mão do Glass Performance Days (GPD) 2017. A cobertura fez sucesso: recebemos comentários no Facebook sobre o fórum e até mesmo a respeito de um dos temas mais debatidos na Finlândia — a anisotropia. Veja abaixo alguns deles. A reportagem completa sobre o GPD está nesta edição (para lê-la, clique aqui).

Excelentes informações na cobertura de vocês sobre o GPD 2017!
Felipe Durães
Art Final Soluções em Vidro
Rio de Janeiro

Lembro-me de que, quando apareceram no Brasil os primeiros fornos horizontais, na década de 1990, observei que o fenômeno anisotrópico estava literalmente invisível. Pesquisando e comparando entre fornos horizontais, verticais e sopradores de bicos de borracha, alumínio etc., cheguei à conclusão de que a diferença estava no uso de sopradores em forma de lábio, substituindo os tradicionais bicos de borracha ou de alumínio com boca de diâmetro 4 mm, para sopragem do ar temperador. Espero, em breve, comparar e ver se existem outras novidades sobre o assunto. Nunca se deve parar de pesquisar, entender e crescer profissionalmente. Por sinal, ao longo do tempo, incluí sopradores de lábio em fornos verticais e o resultado foi o esperado, sem anisotropia!
Francois Willemin
Fortaleza

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters