Vidroplano
Vidroplano

Desenvolvimento setorial requer compromisso

29/01/2018 - 16h01

DomingosNeste começo de ano, quero aproveitar este espaço para reafirmar o compromisso da Abravidro com o desenvolvimento do nosso setor. Seguimos acreditando na importância da qualificação profissional permanente e, para isso, oferecemos cursos de especialização técnica e PCP. Assim como a qualificação profissional é fundamental, o mesmo vale para os nossos produtos — a certificação do vidro temperado é um importante recurso nesse sentido. Por isso, a Abravidro oferece consultoria às empresas interessadas em obter esse diferencial.

Tão importantes quanto esses fatores são as boas práticas comerciais. Os chamados descaminhos do vidro vêm sendo utilizados por empresas de todo o País e estão em nosso radar pelo prejuízo que têm causado ao setor.

Também trazem perdas financeiras e prejudicam a imagem do segmento como um todo o uso de vidros em desacordo com as normas técnicas. Seja por desconhecimento ou, pior, por má-fé, ainda são frequentes os relatos de vidro fora de norma em diversos Estados, o que é inaceitável. Desde 1998, a Abravidro é a sede do ABNT/CB-37, sendo responsável pela produção e revisão de normas técnicas de vidros planos. O tema ganhou visibilidade no último ano e a aplicação segura do vidro deve ser a bandeira de todos nós.

E como um setor desenvolvido requer compromisso e atuação responsável de todos os elos da cadeia, continuamos monitorando a questão do abastecimento de vidro aos processadores por parte das usinas de base. Embora melhor que no ano passado, a situação ainda não foi regularizada e a indisponibilidade de vidro colorido ainda é realidade para alguns processadores.

Por falar em compromisso de todos, quero convidar os processadores de vidro a participar da 7ª edição do Panorama Abravidro, único estudo sobre o desempenho produtivo e econômico do setor de vidros planos do Brasil. O questionário que serve de base para o levantamento deverá ser preenchido até 2 de março. O estudo será lançado no mês de maio. Conto com vocês!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 541 (janeiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters