Vidroplano
Vidroplano

Do outro lado do espelho

16/06/2015 - 16h15

Produto pode ter papel importante no tratamento do autismo

Ao longo das edições de O Vidroplano, o espelho teve destaque constante, desde os cuidados em sua instalação até as possibilidades estéticas que o produto agrega a um ambiente. Mas poucos sabem que ele também pode ser uma ferramenta importante no tratamento do autismo, transtorno do desenvolvimento neurológico com grande incidência no mundo: em média, de cada mil crianças nascidas, cinco recebem esse diagnóstico.

Em 2015, além de sua recente inclusão no tratamento do autismo, o espelho ajudou a dar visibilidade ao tema com a iniciativa SelfAzul, promovida pela Guardian em parceria com o Centro Pró-Autista (CPA).

Conhece-te a ti mesmo

Há cerca de três meses, o CPA incluiu o espelho em seu programa de tratamento dos pacientes. “Essa iniciativa, inovadora nos meios científicos que se dedicam ao tratamento dos autistas, está em fase inicial de pesquisa clínica”, explica o neuropsiquiatra Wanderley Domingues, presidente do CPA. Ele, no entanto, afirma que a ideia é bastante promissora quando associada às técnicas de tratamento do desenvolvimento neural e há embasamento teórico para isso: Jacques Lacan, célebre psicanalista francês, constatou que o material tem um papel importante na formação do ser humano durante a infância, ajudando as crianças a conhecer e se conscientizar sobre a própria imagem.

O espelho foi acrescentado no tratamento de autistas no CPA para ajudar os pacientes, orientados por profissionais, a reconhecer a si mesmos — isto é, seus corpos, suas características. Ao ter consciência sobre si, o paciente também tende a identificar o espaço que ocupa. “O autista passa a entender quem é ele e quem são os outros”, acredita Domingues.

O uso do espelho também pode ajudar o paciente a ler melhor as expressões faciais. Durante o Fórum Internacional SelfAzul (veja mais abaixo), Marie-Hélène Plumet, professora e pesquisadora da Université Paris Descartes, explicou que o autista tende a prestar mais atenção na boca do que nos olhos de seu interlocutor e a se prender a detalhes em vez de observar o rosto como um todo e seu dinamismo. Com isso, as pessoas com esse transtorno têm dificuldade em identificar as emoções de outros indivíduos, algo que pode ser melhorado com a observação em frente ao espelho.

SelfAzul

Os escritórios de comunicação Malkovich e Comunica levaram à Guardian o conhecimento do assunto. Isso motivou a empresa a lançar a SelfAzul durante a 1ª Virada da Saúde em São Paulo, em parceria com o CPA e o Instituto Saúde e Sustentabilidade. “Foi surpreendente saber que o espelho pode estar presente em uma iniciativa como a desenvolvida pelo CPA. Ser parte desse projeto é motivo de muito orgulho para a empresa”, afirma Maurício Gasperini, gerente de Produtos de Interiores da Guardian. A ação, completa o gerente, busca compartilhar conhecimentos sobre o autismo com a sociedade.

Nosso material não ficou de fora da iniciativa. Para atender uma das ações da SelfAzul, o artista plástico Eduardo Srur criou a obra Puzzle, composta por esculturas de espelhos representando grandes peças de quebra-cabeça. “O artista e o autista têm algo comum nesta vida: a busca pelo seu self, por si mesmos”, reflete Srur.

As peças, apresentando o assunto de forma lúdica, foram colocadas no vão livre do edifício da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e nas estações do metrô Paraíso e Trianon-Masp. Totens informativos foram colocados próximos a elas, com explicações sobre a ação e o autismo. As esculturas da Fiesp também foram cercadas por uma “sala de espelhos”, na qual mais informações podem ser lidas — tanto os espelhos das esculturas como os da sala foram fabricados pela Guardian e processados pela Speed Temper, colaboradora da SelfAzul.

No dia 9 de abril, o centro de convenções da federação sediou o Fórum Internacional SelfAzul. Baseado no tema A descoberta do autista e como o despertar da consciência de ‘si mesmo’ revela o ‘outro’ em nós, o evento reuniu profissionais das áreas médica, assistencial, educacional e outras para acompanhar palestras e debates sobre a evolução no tratamento do transtorno. A SelfAzul está ainda disseminando conhecimentos em seu hotsite e páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

O que é o autismo?

As manifestações clínicas do autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), são expressas já durante a primeira infância — até os três anos de idade. Algumas delas são:

  • Déficit na atenção compartilhada, na comunicação, no desenvolvimento de conhecimentos e na linguagem;
  • Dificuldades na interação social;
  • Dificuldade na estruturação da identidade pessoal, na percepção do mundo real e na sua adaptação a ele.

Segundo Ana Maria Ros de Mello, superintendente da Associação de Amigos do Autista (AMA), o transtorno pode vir acompanhado por outras manifestações não específicas, como fobias, perturbações de sono ou da alimentação e autoagressividade.

“O diagnóstico e a intervenção precoces são elementos fundamentais na evolução desses pacientes”, explica Domingues, do CPA. Quando o autismo é identificado cedo e começa a ser tratado entre os dois e quatro anos de vida da criança, melhoras significativas na adaptação social e desenvolvimento da linguagem são observadas: o autista pode frequentar escolas e, ao crescer, trabalhar e se integrar normalmente à sociedade.

Esse tratamento envolve os níveis biológico, psicológico e social. Cada paciente tem necessidades particulares, e, por isso, é importante que seu programa de intervenção seja elaborado por uma equipe multidisciplinar. Embora entidades filantrópicas realizem esse trabalho, Domingues ressalta que nem sempre elas têm o devido apoio dos poderes governamentais — políticas públicas de saúde mental para o autismo ainda são inexistentes.

Visite os espaços da exposição ‘Puzzle’!

As esculturas estarão expostas nos locais abaixo até o dia 30 de abril.

Sede da Fiesp

Endereço: Av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, São Paulo, SP

Onde: Vão livre na calçada, próximo à entrada

Estação do Metrô Trianon-Masp

Endereço: Av. Paulista, em frente ao número 1.485, Cerqueira César, São Paulo, SP

Onde: Próximo à bilheteria (pelas entradas na altura da Fiesp)

Estação do Metrô Paraíso

Endereço: Rua Vergueiro, 1.456, Paraíso, São Paulo, SP

Onde: Piso intermediário, próximo às escadas do piso inferior e ao elevador

Fale com eles!

AMA — www.ama.org.br

CPA — www.centroproautista.org.br

Eduardo Srur — www.eduardosrur.com.br

Guardian — www.guardianbrasil.com.br

SelfAzul — www.selfazul.com.br

Speed Temper — www.speedtemper.com.br

Université Paris Descartes — www.parisdescartes.fr



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters