Vidroplano
Vidroplano

Dos laboratórios para a Glass 2018!

19/06/2018 - 12h00

“Saudações vidreiras!”. Bastava que Gabriel Batista, diretor do Grupo Setor Vidreiro, dissesse essas palavras no microfone para que os visitantes da 13ª Glass South America fossem em peso ao espaço Vidro em Ação. Com 300 m² de área, a iniciativa teve ainda mais sucesso do que na primeira edição, realizada em 2016.

Este ano, mais de 2.500 pessoas registraram presença no estande. “Observamos também que, mesmo fora das apresentações, muitas pessoas paravam para ver a equipe do Falcão Bauer preparando os equipamentos para a próxima rodada de ensaios”, conta Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro e responsável pela organização do espaço.

Espaço de parcerias
O Vidro em Ação é uma realização da Abravidro e NürnbergMesse Brasil, em parceria com Falcão Bauer e Grupo Setor Vidreiro.

Assim como em 2016, a apresentação ficou a cargo de Gabriel, que avalia: “Já em sua estreia, ficou claro que o Vidro em Ação não era algo interessante somente para os vidraceiros. Todas as categorias de visitantes se interessam em presenciar de perto testes restritos a laboratórios”.

QUEBRA_NOVAAlém deles, também se fazia a quebra dos vidros de segurança (temperado, laminado e aramado) para demonstrar o comportamento de cada um. Era escolhido alguém da plateia para quebrar cada uma das amostras com um martelo, sempre usando EPIs (óculos e luvas de proteção).

Ao final de cada apresentação, os espectadores participavam do sorteio de brindes, incluindo normas técnicas da ABNT, ingressos para cinema e cursos online da Abravidro.

Maior e melhor
Além do espaço maior este ano, ele estava bem ao lado do estande da Abravidro, cuja campanha #TamoJuntoVidraceiro conversou diretamente com suas atividades. A distribuição gratuita da tabela Que vidro usar?, por exemplo, ajudou a reforçar a mensagem da importância da aplicação das normas, garantindo qualificação de forma rápida e interativa.

No total, foram 22 rodadas de ensaios ao longo dos quatro dias da feira.

Vera confirma que a Abravidro já planeja a edição 2020 do Vidro em Ação. “Temos o compromisso de trazer a iniciativa para demonstrar o desempenho e a resistência do vidro para as pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de assistir”, explica.

Proteção colocada à prova
Em todos os dias da Glass, em diferentes horários, eram realizados quatro ensaios:

Choque térmico — temperado (foto 1)
choquetérmicoO vidro fica na estufa na temperatura de 250 ˚C por 30 minutos (no mínimo) e depois, durante 90 segundos, recebe um jato de água com temperatura na faixa de (23 ± 2)˚C no seu centro. A norma do vidro temperado, ABNT NBR 14698, determina que, para o vidro ser aprovado, ele não pode quebrar.

fragmentação- Fragmentação — temperado (foto 2)
Após efetuar a quebra do vidro, é realizada a contagem dos fragmentos conforme a metodologia descrita na ABNT NBR 14698. Além disso, a norma determina a quantidade mínima e máxima de fragmentos para o vidro ser aprovado.

impacto_laminado- Impacto para classificação de segurança — laminado (foto 3) e temperado
Um pêndulo de 50 kg é lançado no centro do vidro a partir de três alturas: 200, 450 e 1.200 mm. Ao final o vidro recebe a classificação 3, 2 ou 1 dependendo de qual altura de impacto ele resistiu ou da sua avaliação após a quebra, segundo os requisitos das normas técnicas ABNT NBR 14697 — Vidro laminado e ABNT NBR 14698 — Vidro temperado.

impacto_guarda-corpo- Impacto em guarda-corpos (foto 4)
Esse ensaio avalia a resistência do guarda-corpos quando submetido a impacto de 600 joules (um pêndulo de 40 kg é lançado no centro do vidro, a partir de 1.500 mm de altura), conforme a norma ABNT NBR 14718.

Após o impacto, as fixações não podem sofrer ruptura ou destacamento e também não deve ocorrer queda do elemento de fechamento (vidro). São tolerados afrouxamento de fixações e ruptura ou deformação em qualquer elemento, desde que não permita a passagem de um gabarito prismático de 25 x 11 x 11 cm.

Como os vidros dos guarda-corpos ensaiados eram laminados de temperado com interlayer estrutural (Saflex DG), a equipe do Vidro em Ação aproveitou a oportunidade para demonstrar o desempenho deles realizando sua quebra intencionalmente. O público ficou impressionado ao ver que, mesmo quebrado, o vidro permanecia “em pé” até que fosse substituído por outro para ser ensaiado novamente.

Realização
logo_ABRAVIDRO (1920x1080px)Logo NM cópia4

 

 

 

Parceria
LOGO BAUER (sem frase)LOGO SETOR VIDREIRO PARA A FEIRA GLASS

 

 

 

Apoiadores

logo abnt - diversas

AGC cópia2Logo AgmaqCebrace cópiaAnuncio_Simples_Divinal_draft5_28_ago_17_PG.inddSaflexGuardianGlass_Black_Logo - MarcaSaintgobain cópiaTecvidroLogo tempermax original cópia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters