Vidroplano
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De setor para setor

17/02/2017 - 17h41

Todos do setor vidreiro sabemos dos tempos difíceis pelos quais passa a construção civil nacional. Em um cenário como esse, o desafio não é apenas atrair novos clientes, mas também formar relacionamentos duradouros e cada vez mais próximos daqueles que a empresa já tem.

Produtos de qualidade, profissionais de atendimento bem-preparados e um serviço de e-commerce bem-organizado ajudam a atingir esse objetivo. Mas é possível ir muito além. Seja por meio de inovações tecnológicas ou da criatividade, empresas da construção civil já adotam iniciativas para mostrar atividades ao cliente e mantê-lo envolvido com sua equipe e suas obras.

Conheça algumas delas a seguir.

Drones: dos campos de batalha para a construção civil Os drones são aparelhos voadores controlados a distância. Embora tenham surgido como equipamentos militares, hoje já são usados por algumas construtoras para captar imagens das regiões em que suas obras serão construídas. A curitibana Swell Construções e Incorporações usou um equipamento do tipo pela primeira vez em 2013, para fotografar e filmar uma edificação. “Essa tecnologia dá muito mais vida ao projeto”, afirma Leonardo Pissetti, diretor de Incorporações da empresa. “Os drones permitem que os clientes possam ter uma noção da altura e da vista que terão em seus apartamentos, conhecer os arredores e acompanhar a evolução física da construção em 360 graus”. Pissetti, no entanto, alerta: para usá-los, é necessário seguir as regulamentações estabelecidas pela Aeronáutica.

Drones: dos campos de batalha para a construção civil
Os drones são aparelhos voadores controlados a distância. Embora tenham surgido como equipamentos militares, hoje já são usados por algumas construtoras para captar imagens das regiões em que suas obras serão construídas.
A curitibana Swell Construções e Incorporações usou um equipamento do tipo pela primeira vez em 2013, para fotografar e filmar uma edificação. “Essa tecnologia dá muito mais vida ao projeto”, afirma Leonardo Pissetti, diretor de Incorporações da empresa. “Os drones permitem que os clientes possam ter uma noção da altura e da vista que terão em seus apartamentos, conhecer os arredores e acompanhar a evolução física da construção em 360 graus”.
Pissetti, no entanto, alerta: para usá-los, é necessário seguir as regulamentações estabelecidas pela Aeronáutica.

 

‘Time-lapse’: meses resumidos num piscar de olhos
Nem todas as ferramentas mostram o andamento de uma obra em tempo real. A técnica de filmagem time-lapse é uma delas. Quando o vídeo é reproduzido, parece que o movimento mostrado é acelerado. Com isso, usando o vp_relacionamento-timelapseexemplo das construtoras, meses de atividades em uma obra são comprimidos em poucos minutos, mostrando ao espectador de forma rápida, e ainda assim detalhada, todo o período filmado.

O time-lapse é uma ferramenta de grande ajuda para mostrar as etapas do trabalho, os materiais utilizados e os impactos sobre a obra. “Alguns de nossos clientes usam esse recurso e divulgam o vídeo para o mercado e parceiros do negócio”, observa Claudia Mitne, diretora de Marketing e Produtos da GlassecViracon.

Esse foi o caso do Grupo JCPM, responsável pela construção do RioMar Shopping Fortaleza, na capital cearense: a obra, que tem vidros fornecidos pela GlassecViracon, é mostrada em todas as suas etapas — terraplenagem do terreno, montagem do “esqueleto” da estrutura e o projeto pronto e em funcionamento. Tudo isso dura pouco mais de um minuto!

Transmissão ‘online’: visão perfeita onde estiver Há também construtoras que instalam câmaras em pontos diferentes da obra para transmitir seu avanço pela Internet em tempo real. Uma experiência notável foi realizada na construção do Allianz Parque, arena multiuso do Palmeiras, em São Paulo: a WTorre chegou a criar um site para mostrar o andamento dos trabalhos. A iniciativa, voltada para os torcedores do time de futebol, permitiu que milhares de pessoas acompanhassem a execução das atividades, com toda a transparência e sem precisar sair de casa.

Transmissão ‘online’: visão perfeita onde estiver
Há também construtoras que instalam câmaras em pontos diferentes da obra para transmitir seu avanço pela Internet em tempo real. Uma experiência notável foi realizada na construção do Allianz Parque, arena multiuso do Palmeiras, em São Paulo: a WTorre chegou a criar um site para mostrar o andamento dos trabalhos.
A iniciativa, voltada para os torcedores do time de futebol, permitiu que milhares de pessoas acompanhassem a execução das atividades, com toda a transparência e sem precisar sair de casa.

 

Também vale para o vidro!
Todas essas ferramentas têm ajudado construtoras a se aproximar de clientes — mas será que funcionariam para uma empresa vidreira? A Guardian usou drones para as fotos da galeria de obras mostrada em seu estande na feira vidreira Glass South America 2016. As imagens oferecem visão panorâmica dos edifícios. O objetivo era mostrar aos visitantes do evento como construções com vidros de controle solar se destacam no meio em que se encontram.

Além de proporcionar essa visão aos seus clientes, a Guardian vp_relacionamento-guardiantambém destacou na galeria o processador dos vidros em cada obra — assim, essas empresas ganham visibilidade e a fabricante estreita seu relacionamento com elas.

“Diferenciais tecnológicos sempre agregam valor aos projetos, serviços e produtos”, aponta Osvaldo Wertheim, integrante da Vice-presidência de Tecnologia e Qualidade do Sindicato da Habitação (Secovi-SP). “Nós entregamos edifícios e as processadoras fornecem vidros, mas somos todos prestadores de serviço e, para nos mantermos ‘vivos’, é preciso sempre atender as demandas dos clientes e inovar.”

Com ou sem tecnologia, uma coisa é certa: credibilidade, inovação e transparência são as chaves para estreitar relacionamentos. “Colocando-se no lugar do cliente, você sempre quer saber com quem está lidando”, lembra Leonardo Pissetti, da Swell. “Por isso, cada vez que uma empresa consegue melhorar sua comunicação e dar transparência ao trabalho, sempre estará saindo na frente”.

Fale com eles!
Allianz Parque — www.allianzparque.com.br
GlassecViracon — www.glassecviracon.com.br
Grupo JCPM — www.jcpm.com.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Secovi-SP — www.secovi.com.br
Swell — www.swellconstrucoes.com.br
WTorre — www.wtorre.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O VidroplanoLeia a versão digital da revista.



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