Vidroplano
Vidroplano

Em caso de dúvida, é só olhar!

09/05/2018 - 12h00

A edição de abril de O Vidroplano apresentou a importância da cartilha Aplicação do vidro na construção civil, material da campanha #TamoJuntoVidraceiro, para auxiliar o trabalho correto do profissional e informar o consumidor. Embora ela seja bastante direta e didática, o vidraceiro pode precisar de uma referência ainda mais ágil, que permita consultar qualquer informação com um simples passar de olhos.

Por isso, a Abravidro desenvolveu a tabela Que vidro usar?, disponível para download gratuito na página do programa. A seguir, conheça um pouco mais sobre ela.

Pode ou não pode?
A tabela apresenta de forma fácil as regras de aplicação do vidro conforme as determinações da norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações. Basta conferir o símbolo que aparece na linha do tipo de aplicação e na coluna do tipo de vidro considerado:

– O X significa que esse vidro não pode ser usado;
– O V significa que ele pode ser usado — mas atenção: em alguns casos, há um pequeno texto explicando como o vidro deve ser aplicado. Siga sempre essas instruções;
– No caso de janelas projetantes móveis, você encontra regras complementares às das janelas.

Use sem moderação!
Você não paga nada para fazer o download da tabela em www.abravidro.org.br/tamojuntovidraceiro. Por isso, vale a pena imprimi-la quantas vezes achar necessário.

O ideal é que cada profissional de sua equipe tenha uma cópia para consultar durante o trabalho. Também é importante afixá-la na área de atendimento da vidraçaria: assim, quando um cliente quiser comprar um vidro para uma aplicação, você terá como mostrar quais tipos devem ser usados. Além disso, poderá entregar um exemplar para ele, junto do orçamento.

Com a tabela e os outros materiais do #TamoJuntoVidraceiro, a expectativa é que as aplicações de acordo com as normas aumentem cada vez mais. Isso certamente contribuirá para o fortalecimento da imagem do nosso setor. Afinal, como sabemos, o vidro é um material seguro e confiável. Para isso, basta seguir as normas.

Processador, esse material também é para você!
Sempre que receber um pedido de uma vidraçaria, tenha por perto uma cópia da tabela para saber se o vidro encomendado realmente pode ser usado no projeto — e, se não puder, avise o seu cliente imediatamente. Todo o mercado vidreiro agradece a sua boa prática.

Este texto foi originalmente publicado na edição 545 (maio de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters