Vidroplano
Vidroplano


Quer trabalhar também como serralheiro? Siga nossas dicas!

11/10/2017 - 12h03

Antes, quando uma janela ou porta de vidro precisavam ser instaladas, o serralheiro era contratado para fornecer as esquadrias e o vidraceiro, para colocar o vidro. Hoje, porém, vidraceiros capazes de fazer o corte e a usinagem desses perfis têm chances muito maiores de serem chamados para as obras, por concentrar as duas funções em um único profissional.

Para sua vidraçaria também se tornar uma serralheria, é preciso estar preparado. Conheça os principais passos para esse objetivo:

Quanto custa?
Dependendo do tamanho pretendido para o empreendimento, produtos que serão comercializados e perfil de cliente que deseja atender, o investimento pode variar de R$ 15 mil a R$ 100 mil. Pesquise os preços para saber qual a viabilidade do negócio.

De olho no mercado!
Nem pense em entrar no meio da serralheria às cegas. Primeiro, faça uma pesquisa de mercado na sua região, considerando clientes potenciais, público-alvo, concorrentes e suas linhas de atuação.

Nada de aperto!
Verifique se seu local de trabalho comporta a demanda de mercado e as novas instalações necessárias para a atividade, como serras circulares, furadeiras de bancada e mesas de montagem.

Evite prejuízos!
Para ter certeza de que os valores de suas vendas cobrirão os gastos de produção, não deixe de considerar a composição completa dos custos, incluindo matéria-prima, mão de obra, despesas fixas (eletricidade, água, aluguel etc.) e outros custos variantes.

Da produção à venda!
Invista em pessoal comercial qualificado, capaz de entender as necessidades do cliente e oferecer a solução correta.

Pedido sem desperdício!
O corte não otimizado do alumínio traz prejuízos tanto financeiros como em matéria-prima: uma vez cortado, ele não pode ser emendado. Para evitar esse problema, adquira um software de gestão que cuide do orçamento e do processo de produção, para otimizar sua fabricação, diminuir o desperdício e manter um controle rígido do caixa.

Vale a pena ler também a reportagem sobre o assunto na edição nº 525 (setembro de 2016) de O Vidroplano para conhecer a experiência de vidraçarias que já trilharam esse caminho, os equipamentos necessários para virar uma serralheria e as principais normas técnicas para esse trabalho. Boa leitura!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters