Vidroplano
Vidroplano

Esferas de transparência verde

19/02/2018 - 17h23

As maiores empresas do mundo se renderam ao vidro faz tempo. A Apple, por exemplo, tem lojas envidraçadas e, recentemente, construiu uma sede com o material — como mostramos em O Vidroplano do mês passado. Agora, é a vez de a líder do e-commerce mundial levar transparência a suas dependências. A Amazon montou estufas gigantes, chamadas The Spheres, usando vidros de controle solar em sua sede americana. Lá dentro, os funcionários encontram um imenso jardim botânico.

FICHA TÉCNICA
Autor do projeto: escritório NBBJ
Local: Seattle, EUA
Conclusão: janeiro de 2018

The Spheres Opening Day

Novo conceito de trabalho
Imagine fazer pausas no trabalho para visitar casas nas árvores ou áreas próximas a quedas d’água em pleno horário de expediente. Esse é o The Spheres, projeto da Amazon que consiste em um ambiente envolto em natureza cujo objetivo é levar os funcionários da companhia para fora dos escritórios, que estão localizados em um prédio ao lado dessa estrutura.

Formado por três grandes esferas envidraçadas semelhantes a estufas gigantes, conta com mais de 40 mil plantas de 400 espécies, vindas de cinquenta países diferentes ao redor do mundo. As esferas compartilham um único espaço interno, o qual possui sistema de aquecimento e circulação de ar para balancear a temperatura, deixando o ambiente agradável tanto para as plantas como para as pessoas.

Aberto ao público
Escolas e universidades poderão fazer parcerias com o The Spheres para pesquisa. O centro de visitantes, chamado The Understory, ficará aberto ao público ao longo de todo o ano.

“Nosso objetivo com a obra era criar um local de encontro em que os funcionários possam colaborar e inovar juntos, além de oferecer à comunidade de Seattle uma experiência de biodiversidade no centro da cidade”, conta John Schoettler, vice-presidente global de Instalações e Imóveis da companhia.

Amazon's Seattle Campus 2017

ESPECIFICAÇÃO DAS FACHADAS DO THE SPHERES
Vidros usados: insulados compostos de: laminado com duas lâminas de extra clear (Starphire Ultra-Clear) 5 mm, com interlayer estrutural de 1,52 mm (SentryGlas, da Kuraray) + câmara de ar + laminado com low-e de controle solar 5 mm e extra clear (Starphire Ultra-Clear) 5 mm intercalados com SentryGlas de 1,52 mm
O vidro Solarban 60 é responsável por barrar 62% da radiação solar, ao mesmo tempo que permite a entrada de 70% da luz visível

Fornecedor da matéria-prima: Vitro Architectural Glass

Formas únicas: os números do The Spheres
– As fachadas têm estrutura de aço em formato geodésico (de globo);
– No total, foram instalados 2.643 paineis de vidro triangulares nas três fachadas;
– Por meio de uma estrutura especial, a carga de ventos que incide sobre essa estrutura é transferida para colunas no estacionamento subterrâneo. Isso garante resistência até mesmo a terremotos;
– A maior esfera possui 27,4 m de altura e 39,6 m de diâmetro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 542 (fevereiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters