Vidroplano
Vidroplano

Feliz norma nova

21/01/2016 - 16h38

Este texto foi originalmente publicado na edição 517 (janeiro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

 

As expectativas do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) para o ano que começa não poderiam ser melhores: após um 2015 lotado de trabalhos com grande repercussão em toda a cadeia, nosso objetivo é fazer crescer ainda mais o acervo técnico vidreiro de nosso País.

Com a conclusão de projetos longos e complexos, como a revisão de dez normas referentes a vidros automotivos, abre-se espaço para novas frentes de trabalho. O principal objetivo para este ano, no entanto, é finalizar a nova versão da mais importante norma vidreira: a ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil.

O texto revisado, produzido pela comissão de estudos ao longo de 2015, já está nas mãos da ABNT. Ainda irão ocorrer mudanças na estrutura do documento para, então, ser finalmente colocado em consulta nacional. Esperamos que a publicação ocorra ainda no primeiro semestre.

Saldo mais do que positivo
No quesito técnico, o setor vidreiro conquistou diversas vitórias no ano passado. Intensificamos a participação do ABNT/CB-37 em projetos de outros setores e comissões especiais de estudo, como o automotivo, de esquadrias e ferragens, além de fazer uma nova versão, completamente atualizada, para a ABNT NBR 14696 — Espelhos de prata – Requisitos e métodos de ensaio.

Porém, não basta criar normas. A Abravidro, como sempre, continuou a incessante tarefa de divulgação desses documentos para a sociedade. Ao todo, ministramos quarenta palestras em 2015, nas mais variadas cidades. Esse número é o recorde absoluto desde que começamos esse trabalho tão importante. E aconteceu até mesmo uma apresentação online, durante treinamento produzido pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) em julho.

A parceria com os Bombeiros também segue como prioridade. Estivemos presentes mais uma vez no Seminário Nacional dos Bombeiros (Senabom), em novembro, realizado em Goiânia, de forma a incentivar a inclusão das determinações da NBR 7199 nas instruções técnicas das corporações espalhadas pelos Estados brasileiros. Somam-se a isso as atividades realizadas junto às entidades regionais, universidades e Senai.

Vamos trabalhar para que 2016 seja tão vibrante quanto 2015!

 

2015 em números
Os dados abaixo refletem a intensidade do trabalho da Abravidro e do ABNT/CB-37, sediado na entidade, na criação e divulgação das normas do setor.

40 palestras ministradas
19 reuniões realizadas pelo ABNT/CB-37
11 revisões de normas publicadas
10 projetos de interesse com a participação do ABNT/CB-37

 

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters