Vidroplano
Vidroplano

Gigante e dinâmico

30/01/2018 - 11h55

Em sua época de capitania, Minas Gerais era conhecida pela riqueza de diamantes em suas terras. Hoje, uma nova e enorme joia se destaca na paisagem da cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte: trata-se do Concordia Corporate Tower, edifício desenvolvido para o setor corporativo. Com inauguração prevista para fevereiro de 2018 e completamente revestido por painéis de vidro, ele tem cerca de 70 mil m² de área construída e quase 170 m de altura, sendo o mais alto de seu Estado e um dos cinco mais altos do Brasil, com altura equivalente a cinquenta andares.

Além de seu tamanho, o Concordia Corporate Tower destaca-se também por seu projeto. Desenvolvido pelo escritório Dávila Arquitetura, sua estrutura se modifica gradualmente de acordo com o pavimento. Essa variação faz com que cada uma das quatro fachadas apresente um “rasgo” que se movimenta verticalmente com uma suave inclinação, conferindo dinamismo à obra. O efeito é obtido graças ao nosso material, o qual faz toda a vedação e revestimento da torre e ressalta seu desenho escultural.

concordia2Efeito visual de um lado, conforto do outro
Para quem está do lado de dentro, o vidro cumpre outra função: o conforto térmico e lumínico. Para atingir ambos os resultados, a estrutura da edificação foi toda revestida com peças de controle solar da Cebrace, laminadas com película de PVB da Eastman. Do lado de fora, essa combinação traz cor às fachadas e a sensação de movimento no “rasgo” entre elas — efeito que pode ser apreciado a longa distância mesmo durante a noite, por meio de sua iluminação em LED. Do lado de dentro, essa cortina de vidro funciona como uma lente agradável para quem quer apreciar a vista da cidade e das montanhas da redondeza.

Do público ao privado
No térreo, o escritório de arquitetura buscou oferecer transparência total, feito obtido com vidros de controle solar da Guardian. Além de garantir uma vista imponente do grande lobby do edifício para quem chega, a estrutura também promove uma transição interativa e amena com o ambiente externo para aqueles que saem do edifício.

 

 

concordia3

Ficha técnica
Projeto: Dávila Arquitetura
Vidros (torre): laminados compostos por peças de controle solar Cool Lite KBT, da Cebrace, com película de PVB da linha Vanceva, da Eastman
Vidros (lobby de entrada): laminados compostos por peças de controle solar, da linha Neutral Plus, da Guardian
Fornecedor: GlassecViracon
Fixação (torre): por meio do sistema de esquadrias Eco Façade, da Hydra
Fixação (lobby de entrada): feita com os sistemas Spider (da Itamaracá Design) e Stick Elegance Mirror (da Hydra)
Instalação: BM Projetos
Área envidraçada total: cerca de 19 mil m²

Este texto foi originalmente publicado na edição 541 (janeiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters