Vidroplano
Vidroplano

Glass 2018 – Expositores M – Z

19/06/2018 - 12h00

Veja o que foi apresentado na Glass 2018 de A a Z!

macotecUma enorme mesa de corte para laminado, modelo Strato Active 3.7 (foto), chamou atenção no espaço da Macotec. A parte frontal é privada de obstáculos, permitindo ao operador deslocar-se livremente ao longo da máquina. Com ciclo de corte de apenas 15 segundos, possui guias de precisão apoiadas em esferas circulantes e programa otimizador já instalado.

 

MAPPara enfatizar a segurança do Kleergard (foto), chapa de policarbonato para a fabricação de vidros blindados, a MAP – Materiais de Alta Performance exibiu uma peça com esse produto alvejada com tiros de Magnum 44: as balas não foram capazes de passar pelo vidro e nem trincaram sua face oposta.

 

mappi-cugherOutras duas companhias da Itália dividiram o estande. A Mappi apresentou o forno de têmpera ATS 4.0 Eco Convection com sistema de convecção, tendo distribuição de ar separada para as câmaras inferiores e superiores. A Cugher mostrou linhas completas para serigrafia, incluindo secadoras.

 

maquinapackA gaúcha MaquinaPack divulgou seus equipamentos para embalar vidro (e outros materiais também). Os maquinários, que possuem sistemas esteiras, utilizam filme termorretrátil.

 

meronA mola de piso MHP500 (foto), lançada este ano pela Meron, é feita com tubo de aço e corpo de alumínio. Com isso, além de não enferrujar, é mais leve do que outras molas. O produto tem também um sistema para expelir ar durante o fechamento da porta de vidro, reduzindo seu desgaste e aumentando assim sua vida útil.

 

mettalfleckO sistema Girofleck (foto) foi lançado na feira pela MettalFleck. Ele conta com um fecho giratório que facilita sua abertura e fechamento e também se diferencia no mercado pelo seu design único. O produto é de zamac, para proporcionar maior absorção de impactos, justifica a fabricante.

 

mmfechadurasA MM Fechaduras levou à Glass sua nova fechadura para uso com recorte 1520 no vidro (foto). Ela vem com maçaneta e um trinco para chave tetra e pode ser usada em portas de vidro temperado com espessuras a partir de 8 mm.

 

moldurarteDa São Paulo Fashion Week para a Glass South America, a moldura Rei Luiz (foto), fabricada pela Moldurarte: presente em ambos os eventos, ela tem base de madeira com resina, folhada a ouro, com 20 cm de largura, acrescentando imponência para a aplicação de espelhos.

 

molemoreschiOutra italiana presente na mostra, a Mole Moreschi mostrou toda sua gama de ferramentas diamantadas: rebolos copo e periféricos, brocas, escariadores e serras dentadas. Vale citar ainda os rebolos de resina e de feltro para polimento e óxido de cério.

 

multimetaisApesar de seu nome, a Multimetais também oferece ferragens feitas com outros materiais. Este ano, um de seus carros-chefes foram seus novos puxadores feitos de polímero (foto), com design diferenciado em relação a outras opções presentes no mercado.

 

parametroProduto com tecnologia 100% nacional, a biseladora Bisoglass BG07 (foto), da Parâmetro, foi lançada com exclusividade na Glass. O equipamento suporta espelhos de 4 a até 19 mm de espessura.

 

pkoA PKO do Brasil demonstrou como algumas de suas soluções podem ser empregadas. A processadora conta com temperados laminados que podem ser usados em aplicações especiais com estrutura mínima de fixação (foto), por exemplo. O BlindsGlass é um laminado com camada intermediária de cristal líquido desenhada de forma personalizada para formar animações únicas em sua passagem de transparente para opaco e vice-versa.

 

potenciaFerramentas diamantadas e acessórios podiam ser vistos no espaço da Potencia. Entre eles destacaram-se rebolo turbo para laminados, rebolo resina de alta performance, brocas e separadores de vidro feitos de cortiça e EVA, além de produtos da linha para corte, incluindo cortador manual, compasso e régua T.

 

prodimA holandesa Prodim levou à mostra o medidor 2D e 3D (foto). Ele permite a digitalização de medições de projetos com vidros, facilitando o trabalho de profissionais do setor. O produto está disponível em três versões: a indicada para moldes (Proliner 7), uso em obras (Proliner 8) e formatos curvos (Proliner 10). O sucesso desse item por aqui é grande: segundo a empresa, mais de cem unidades estão em uso no Brasil.

 

realvidrosO espaço da Real Vidros na feira foi voltado para a interação da distribuidora com clientes de hoje e futuros. Embora não estivesse mostrando produtos, alguns dos vidros que comercializa foram usados na estrutura do estande, como peças de controle solar Habitat (foto), da Cebrace, e placas pintadas.

 

roaplasO mais novo produto da Roaplas é o kit Acqua Marine Pacific para boxes de banheiro (foto). Disponível com acabamento cromado, dourado ou preto, o sistema tem trava tripla de segurança e é o único no mercado que permite regulagem de até 6 mm acima ou abaixo de sua instalação. O kit é patenteado e foi homologado pela Blindex.

 

sagertecLaminação era a palavra da vez no estande da Sagertec do Brasil. A empresa tinha um forno para EVA (foto), com uma gaveta, em seu espaço, mas mostrou ainda uma linha completa para laminação por meio de vídeos e cartazes. Lançada na feira China Glass, em abril, ela não usa autoclave para o trabalho com PVB e EVA.

 

saintgobainNOVAO espaço da Saint-Gobain Glass buscou mostrar todo seu potencial para o uso de vidros impressos, com destaque para a grande mesa de aramado cinza (foto), lançado este ano. Mas a usina não se limitou aos seus produtos e incentivou o avanço do vidro na arquitetura e no design como um todo — para isso, levou móveis de vidro da Glass11 e organizou um bate-papo especial com profissionais renomados sobre o assunto.

 

schiattiangeloA lapidadora FPS 15S9 (foto), dos italianos da Schiatti Angelo, tem capacidade para nove rebolos. O equipamento é indicado para vidros temperados, usados principalmente em decoração, e trabalha com chapas de 3 a 19 mm de espessura.

 

sglassA Sglass apresentou a máquina de corte a jato d’água Alpha Jet 2500 Eternity (foto). Com estrutura de alumínio e aço, possui sistema escariador automático para trabalhos com acabamento diferenciado. Indicada para empresas de médio e grande porte, garante alta produção e rentabilidade, com diminuição de perdas de insumos. Foram divulgadas ainda as linhas de forno de têmpera e laminação com EVA.

 

skillglassO CNC modelo E-D 101, da Skill Glass, conta com oito eixos para lapidar, fresar, furar e polir vidro plano. Entre seus diferenciais, a fabricante destaca a movimentação das chapas por correias, a presença de cabeçotes contrapostos e a mínima necessidade de manutenção.

 

softsystemO sistema ERP Vidraceiro (foto) foi lançado este ano pela Softsystem. Desenvolvido para atender desde pequenas vidraçarias a grandes distribuidoras, o software dispensa a compra de servidores, otimiza as operações do vidraceiro, permite medições e orçamentos na obra por meio de smartphones e pode ser atualizado para uma versão mais robusta conforme a empresa cresce.

 

sp2O espaço da SP2 Distribuidora teve como objetivo apresentar espelhos de segurança (foto). Eles são produzidos com formato convexo, com carcaça de ABS e suportes para fixação, além de não enferrujar.

 

spaceglassEmbora o estande da Space Glass tenha sido usado principalmente como um local de encontro com atuais e futuros clientes, a distribuidora usou na estrutura vidros da Cebrace que oferece em seu catálogo, como o Habitat Refletivo cinza nos fechamentos das salas de reunião (foto).

 

stamConhecida por suas fechaduras, a Stam apresentou como lançamento o kit Ipanema F1 para boxes de banheiro (foto). Seus componentes são de aço inox polido e podem ser usados para trilhos de 1,5 a 2 m de comprimento, suportando 80 kg por folha de vidro. Por sua vez, o kit Crystal foi desenvolvido para a divisão de ambientes, feito de aço inox e com opções de acabamento polido ou fosco.

 

sunkonA chinesa Sunkon, representada no Brasil pela BR Glass, visitou nosso país pela primeira vez durante a Glass. Mostrada na feira, a lapidadora retilínea copo CGZ9325 (foto) trabalha com nove rebolos. A empresa fabrica também biseladoras, lavadoras bilaterais e furadeiras.

 

supportglassMais que mostrar os produtos das empresas que representa no Brasil (selantes da Kömmerling, perfis da Profilglass e máquinas para desmineralização da Idrotecnica), a Support Glass divulgou relatório do IPT que comprova a qualidade do óleo de corte fabricado pela belga Sogelub, atendendo a NBR 16673 sobre processamento de vidros de controle solar.

 

taketechOs fornos de têmpera da fabricante chinesa Mountain são representados aqui pela Taketech. Disponíveis em versões com convecção plena, para vidros curvos ou low-e, possuem ótimo custo-benefício, além de garantir baixa manutenção. Em outro estande, a também oriental Liaoning North Glass divulgava seus autoclaves.

 

tecvidroNão faltaram novidades no estande da Tec-Vidro. Uma das principais foi a série de alterações feitas no kit Versatik Truck (foto) para envidraçamentos móveis: o sistema agora conta com travas de segurança nas roldanas e pode ser entregue com trinco de transpasse para travar as folhas tanto por fora como por dentro. A empresa também exibiu o novo sistema de contenção para o Kit Envidraçamento Sacada (que dispensa chapa guia), entre outras soluções.

 

tecnolockA Tecnolock lançou roldanas inferiores para a sustentação dos sistemas de boxes de banheiro (foto), para vãos de 1,50 x 1,50 m. Os kits para boxes da empresa também contam com uma barra de segurança evitando que toalhas se enrosquem nele durante sua abertura ou fechamento, além de impedir a queda da porta.

 

teknokilnsA italiana Teknokilns teve como objetivo na feira expor seu portfólio de máquinas. A linha de têmpera, que pode ser montada para qualquer tamanho de produção, inclui fornos full convection (de convecção plena) para vidros low-e e chapas tamanho jumbo. A de laminação, por sua vez, conta com fornos para processamento usando PVB, EVA e SentryGlas.

 

tempermaxA processadora Tempermax, que beneficiou os vidros aplicados no muro localizado na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, reproduziu a estrutura (foto) em seu estande. Em outra área via-se um fechamento parcial feito com peças do vidro refletivo Reflecta, da Guardian. Sobrou espaço ainda para mostrar boxes e vidros curvos, demonstrando sua parceria com 3M, Tec-Vidro e Unividros.

 

tkEspecialista em fornos para processamento, a italiana TK divulgou soluções para têmpera térmica e química. Em relação à laminação, uma novidade: com a marca Evastar, a empresa começa a produzir EVA. Mostrou ainda o Lamijet Convection, forno de convecção que traz maior uniformidade na temperatura e pode laminar PVB, EVA e SentryGlas.

 

turomasA gigantesca mesa de corte para monolítico Rubi 403VAC-6 (foto), da Turomas, ocupava quase o estande todo da empresa espanhola. Com sistema de carga automática, possui configuração para corte simultâneo de duas chapas. Se o cliente quiser, é possível fazer um upgrade para corte de jumbo, agregando qualquer tipo de carregador.

 

uniãoO puxador H de polímero (foto) foi o principal produto da União Acessórios. Alguns destaques do produto, segundo seus fabricantes, são a sua maior leveza e sofisticação, o custo mais acessível e o fato de ele não sofrer ação da maresia. A empresa também exibiu uma série de ferragens com pintura bronze metalizada.

 

unividrosBem no centro do estande da Unividros, era impossível não se impressionar com uma escada espiralada (foto). Sua estrutura valorizava diversos produtos e trabalhos da empresa. Os degraus eram de multilaminados triplos extra clear com serigrafia antiderrapante e furação cônica, enquanto os guarda-corpos levaram temperados laminados curvos extra clear.

 

vesuviusAinda que não tenha levado produtos para seu estande, a estadunidense Vesuvius não deixou de marcar presença na Glass (foto) para apresentar a empresa a novos clientes. Hoje, ela é a única fabricante mundial de rolos para fornos de têmpera.

 

vetromáquinasVários fabricantes estavam reunidos no espaço da Vetro Máquinas. A Forvet levou o CNC Francesca 1250 com mandril especial. A Pujol apresentou o AB-AR, interlayer de segurança para laminados estruturais. Outras empresas representadas foram ST Group, Italcarrelli, Fratelli Pezza, ADI, Loxeal, Toyo e Optima. A Glass Vetro também marcou presença com os espaçadores e calços para espelhos Support Fit.

 

vetromarquesOs novos puxadores de barra chata de aço inox (foto) da Vetro Marques têm acabamento misto (polido nos cantos e escovado no centro). Eles podem ser usados em vidros temperados ou laminados e, para customizar sua aparência, é possível colar pedrinhas decorativas nos entalhes de sua superfície.

 

vidramaqRepresentante da chinesa Fushan no Brasil, a Vidramaq apresentou adaptações de segurança nos maquinários, com o objetivo de ajudar os clientes a cumprir a norma NR-12, sobre segurança no trabalho. Carenagens especiais (foto) e sensores agora impedem o acesso dos operadores às partes móveis. Outra mudança: o painel elétrico das máquinas passa a ser protegido por chave.

 

viprotronA alemã Viprotron produz scanners e sensores para medição da qualidade do vidro. Os produtos devem ser instalados em linhas de processamento para revelar a presença de riscos, sujeira e outros elementos indesejáveis. Vale citar os scanners para detecção de anisotropia em temperados.

 

WDA WD Alumínios expôs um kit para até seis folhas de vidro (foto), com perfil superior reforçado e encaixe facilitado para a capa no seu acabamento. O sistema, lançamento da empresa, permite a abertura de até 65% do vão e pode ser usado com vidros temperados de 8 ou 10 mm de espessura.

 

WPGAs ventosas com bomba (foto) da Wood’s Powr-Grip, segundo a fabricante, são mais eficientes que as de alavanca, pois possuem maior capacidade de carga e contam com sistema que adverte o usuário sobre perda de vácuo. A empresa expôs ainda um levantador com ventosas, movido à bateria, que faz giro de 180 e se inclina a 90 graus.

 

wrglassA principal novidade da WR Glass foi o lançamento de sua linha de acessórios de zamac (foto): eles oferecem alta resistência à oxidação e contaminação e podem ser usados em diferentes aplicações, como espelhos, vitrines e prateleiras de vidro. Também é possível verificar com a empresa a possibilidade de acabamentos diferenciados para esses produtos.

 

wvetroA WVetro mostrou o software WVetro Evolution (foto), voltado para todas as etapas da gestão de uma vidraçaria. Trata-se de uma versão mais nova do programa elaborado pela empresa, com operação mais rápida e intuitiva.

 

Direto da China
Algumas empresas chinesas participaram da Glass 2018 com estandes. As soluções apresentadas para o público brasileiro foram diversas, de insumos a maquinários. A Golive apresentou as linhas completas de pré-processamento, que possuem carregadores e lapidadoras bilaterais. A Han Jiang mostrou as linhas para produção de insulados que incluem robôs dissecantes e selantes. Os equipamentos de corte, com sistema de carregamento automático, foram os destaques da Yinrui.

Este texto foi originalmente publicado na edição 546 (junho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters