Vidroplano
Vidroplano

Idealismo desde sempre

21/10/2016 - 11h25

Impossível não dedicar esta coluna ao primeiro presidente da nossa Abravidro, José Carlos Bulgari, falecido no último 30 de setembro. Infelizmente, não tive o prazer de conhecê-lo, mas isso não importa. A sua figura representa o início de um projeto que começou com vidreiros de um grupo pequeno, mas com ideais muito grandes.

Hoje, fico me perguntando se, há 26 anos, eles poderiam imaginar no que se transformaria aquele sonho inicial. Se era possível supor que nosso mercado contaria com cerca de quinhentos distribuidores e processadores de vidros, seis usinas e um mercado que atingiu consumo de quase 10 kg de vidro plano per capita. Dava para prever que aquele embrião se tornaria uma entidade de classe com mais de duzentas associadas, treze regionais pelo Brasil e responsável por um rol de serviços essenciais a quem trabalha com vidro?

Ouso dizer que o Brasil conta hoje com uma das mais bem-formadas estruturas associativistas do setor vidreiro em todo o mundo. Executivos europeus e americanos sempre se surpreendem com a disposição demonstrada pelos integrantes de nossa cadeia produtiva para se relacionar e trocar experiências, obtendo resultados tão importantes. E esse trabalho não se limita a quem faz parte das diretorias e conselhos da Abravidro ou de suas regionais, mas, principalmente, pelas empresas associadas de todo o Brasil, as quais se dispõem a fazer parte das atividades propostas e movimentar todo um setor.

Ainda assim, nossos horizontes continuam ilimitados, como têm sido desde a fundação. Por isso, acredito que há muito a ser feito — mas, sem aquele começo de trabalho, não teríamos chegado até aqui. À família de José Carlos Bulgari, envio as nossas condolências e minha gratidão pelo trabalho iniciado. Àquele grupo de idealistas, reafirmo meu compromisso incondicional de que nossa entidade permanecerá firme em seu propósito de devolver ao mercado vidreiro o dobro de toda energia, força e dedicação direcionados à Abravidro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 526 (outubro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters