Vidroplano
Vidroplano

Invasão transparente

16/06/2015 - 10h50

Vidro começa a assumir protagonismo no cotidiano das metrópoles brasileiras graças à presença em mobiliários urbanos e estruturas públicas

Nos últimos anos, o vidro tem se relacionado de forma mais íntima com as cidades brasileiras e seus moradores. Antigamente, via-se o material somente lá no alto, em fachadas e coberturas. O mais perto que se chegava dele era em vitrinas de lojas ou restaurantes. No entanto, sua presença em mobiliários urbanos e estruturas públicas cresce a olhos vistos nas principais capitais do País. O vidro, agora, possui importância prática na vida da população. Pontos de ônibus, bicicletários, bancas de jornal, aparelhos esportivos: estruturas que contam cada vez mais com a segurança de nosso produto. Vive-se uma invasão transparente que veio para ficar.

Características surpreendentes

“Um dos encantos do vidro é o seu uso em circunstâncias surpreendentes. Essa surpresa vem do fato de ele desempenhar um papel que demanda resistência e solidez”, explica o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Valter Caldana, ao ser questionado sobre o porquê do uso crescente do material em mobiliários urbanos.

Somam-se à resistência e solidez outras características típicas do material, como agilidade na instalação, facilidade de limpeza, durabilidade e flexibilidade de adequação aos projetos. “Seu uso em mobiliários urbanos reflete a velocidade do mundo contemporâneo”, analisa o gerente de Vendas para Soluções de Arquitetura da Guardian, Alexandre Bonato.

Outro elemento a ser acrescentado é a segurança, principalmente em locais com grande fluxo de público. Aquela pecepção deturpada de algumas pessoas, que ainda acreditam que o vidro seja “frágil”, não passa de um terrível engano. O gerente de Marketing da Cebrace, Carlos Henrique Mattar, revela: “Os cálculos de resistência mecânica mostram que, quando utilizados em compressão, os vidros podem ser mais resistentes do que metais”.

Importante reforçar que, em estruturas diferenciadas como essas, a mão de obra especializada é fundamental. Dessa forma, evitam-se possíveis acidentes decorrentes de má instalação.

Por isso, Caldana, da Mackenzie, afirma que o material sempre será um elemento nobre para a sociedade.

Veja, a seguir, alguns exemplos da tendência do uso do vidro em cidades brasileiras.

Curitiba

No começo da década passada, em 2003 e 2004, já se instalavam diversos equipamentos envidraçados voltados para o bem-estar dos moradores de Curitiba. O arquiteto Manoel Coelho foi o responsável pela criação de um conjunto de estruturas, incluindo abrigos de ônibus e táxis, lixeiras, quiosques e relógios eletrônicos, entre outros. Os destaques ficam para as bancas de jornal com paredes envidraçadas, os telefones públicos (de laminado curvo) e um centro comercial localizado na Praça Osório, centro da cidade.

As “estações tubo” presentes nas linhas de ônibus também possuem nosso material. Surgidas no início da década de 1990, ganharam Reflecta Float verde, vidro de proteção solar da Cebrace, com o intuito de aumentar o conforto térmico dentro da estrutura.

Rio de Janeiro

As estações do Bus Rapid Transit (BRT) da Cidade Maravilhosa, sistema de ônibus construído para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, ganharam nosso material. Os vidros de controle solar SunGuard AG 43 On Clear, da Guardian, protegem os passageiros contra o forte calor local.

Nas belas praias, o vidro também se faz presente. Moradores e turistas podem matar a fome em quiosques desenvolvidos pelo renomado designer carioca Guto Índio da Costa. Graças aos painéis deslizantes de temperado curvo, fornecido pela Tecnovidro, o espaço garante a segurança e o conforto dos ocupantes mesmo com a presença de vento e chuva.

Outro destaque é o Mobiliário Urbano Esportivo (MUE), criado pelo engenheiro Marcus Moraes, da empresa Mobiliários Urbanos Desportivos (Mude). O vidro, uma placa temperada de 10 mm, é aplicado em um display no qual são dadas as instruções de uso do equipamento.

No entanto, além do MUE, criou-se, em parceria com Guto Índio da Costa, uma linha completa de mobiliários — os itens já apareceram em reportagem da edição nº 475 de O Vidroplano, em julho de 2012. O bicicletário, por exemplo, possui temperados 8 mm. O material usado nesses itens foi fornecido pela catarinense Vipel.

São Paulo

O Espaço de Leitura, localizado no Parque da Água Branca, mostra uma aplicação conceitual do material, ligada às funções do local. Essa biblioteca ao ar livre é formada por quiosques com paredes de vidro. “Os vidros são grandes lousas interativas para as ações educativas”, explica o educador Rafael Ribeiro Lucio. Algumas das atividades realizadas ali, por exemplo, permitem que crianças desenhem diretamente no material, criando registros lúdicos.

Ainda na capital paulista, o material também é usado em outras funções, como proteger estruturas públicas. Em 2013, a Divinox instalou placas temperadas laminadas com 12 mm de espessura (6+6) ao redor da Fonte Monumental, obra inaugurada em 1927 na Praça Júlio Mesquita, Centro Histórico da cidade. O objetivo da iniciativa, segundo o Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura (DPH), é evitar atos de vandalismo.

Nesse mesmo ano, a mais populosa metrópole brasileira começou a receber modernos pontos de ônibus envidraçados. Hoje, já tomam conta da cidade. O trabalho de troca dos antigos 6.500 abrigos e 12.500 totens pelos modelos inéditos, realizado pelo consórcio Otima Concessionária de Exploração de Mobiliário Urbano e o órgão público SPObras, ainda está em andamento e deve ser finalizado neste ano, segundo a prefeitura. Projetados por Guto Índio da Costa, os novos pontos (destaque na edição nº 484 de O Vidroplano, de abril de 2013) são divididos em quatro modelos diferentes, todos tendo o vidro como principal elemento estrutural. As coberturas envidraçadas são de temperados laminados (6+6 mm) com proteção antirradiação ultravioleta e serigrafadas. As laterais ganharam temperados 10 mm. Aplicaram-se ainda conceitos de sustentabilidade, com a utilização de lâmpadas e luminárias de LED que reduzem o consumo de energia.

Maceió

Assim como o Rio de Janeiro, a capital alagoana aposta na união entre vidro e praia. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) começou a instalação, em dezembro, de Mobiliários Urbanos Esportivos, também desenvolvidos pela Mude. A praia de Pajuçara foi a primeira a receber a estrutura, que conta com painel para orientação dos exercícios e publicidade. As faces do painel são cobertas com temperados 8 mm. No total, serão instalados 15 MUEs pelo município.

E em outros países?

Diferentes locais do mundo, principalmente Europa e Estados Unidos, estão acostumados à presença de mobiliários urbanos envidraçados. Os exemplos são inúmeros. Até mesmo no Vaticano, na Praça de São Pedro, por exemplo, existem cabinas telefônicas inteiramente transparentes graças ao uso de laminados. Na Alemanha, em cidades como Colônia, estações de trem possuem elevadores com o material. Londres, à época das Olímpiadas de 2012, ganhou postes no formato de árvores. Os solar trees, do designer Ross Lovegrove, possuíam lâmpadas LED e células fotovoltaicas.

Um projeto do estúdio de arquitetura Borgos Pieper, no entanto, em breve deve se tornar o mobiliário mais tecnológico do mundo. O “ponto de ônibus do futuro” foi criado para atender a região de Copenhague, capital da Dinamarca. A empresa espanhola Cricursa desenvolveu vidros especiais para a estrutura: laminados curvos que oferecem máxima transparência e se transformam em painéis multimídia, por meio de películas funcionais como painel de LED para a transmissão de notícias em tempo real. O projeto, inclusive, foi divulgado na edição de dezembro do ano passado de O Vidroplano, já que esteve presente na edição 2014 da Glass Technology Live, mostra realizada durante a Glasstec, principal feira vidreira do planeta.

Fale com eles!

Borgos Pieper — www.borgospieper.com

Cebrace — www.cebrace.com.br

Cricursa — www.cricursa.com

Divinox — www.divinox.com.br

Espaço de Leitura — www.espacodeleitura.org.br

Guardian — www.guardianbrasil.com.br

Guto Índio da Costa — www.indiodacosta.com

Mackenzie — www.mackenzie.br

Manoel Coelho — www.mcacoelho.com.br

Mude — www.mude.esp.br

Ross Lovegrove — www.rosslovegrove.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters