Vidroplano
Vidroplano

Lar, doce (e transparente) lar

01/09/2015 - 12h45

Vidro já é um dos principais aliados da arquitetura contemporânea para residências

Foi-se o tempo em que casas eram sinônimos de caixas opacas, com pouco espaço para a entrada de iluminação natural. A evolução dos materiais usados na construção civil fez com que a arquitetura residencial também evoluísse, passando a valorizar a integração com o ambiente externo. Por isso, o vidro tem se tornado um dos principais elementos estruturais em projetos de casas modernas e ecologicamente sustentáveis. Veja nas próximas páginas a opinião de especialistas sobre a especificação de nosso material nesses espaços e conheça cases sobre obras pelo Brasil.

Versátil como nenhum outro
O passo dado pela arquitetura residencial em direção à transparência tem explicação. “Como um país tropical, temos um problema: o excesso de Sol”, analisa Antônio Cláudio Fonseca, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O float sem qualquer beneficiamento sempre foi o vidro mais usado em projetos. Porém, junto com ele, também se aplicavam elementos como brises (também conhecido pelo termo popular quebra-sol) para evitar a incidência solar direta e a consequente entrada de calor nos ambientes.

A tecnologia vidreira atual dá ao arquiteto a opção de abrir mão desse tipo de adereço funcional. “Hoje, as coisas mudaram para melhor: instala-se o vidro sabendo exatamente o nível de permeabilidade ao calor e à luz proporcionado pelo produto. Assim, pode-se utilizar mais transparência”, analisa Fonseca. Além disso, as chapas de grandes dimensões se tornaram mais leves do que no passado, fazendo com que o processo de instalação seja muito mais simples.

Para o professor, nosso material terá proeminência cada vez maior na construção civil. Na sociedade atual, diz ele, predomina a questão da imagem: aquilo que é bonito se destaca. “Por isso, o vidro se apresenta como solução versátil como nenhuma outra: pode ser transparente, opaco, translúcido, refletivo…”.

Benefícios variados
O material não só permite mais luz natural nos interiores das casas, como também pode ser especificado de modo a controlar o nível de iluminação segundo o desejo do morador. “Assim, reduz-se a necessidade do uso de cortinas”, comenta Lamartiny Gomes, gerente de Produtos Residenciais da Guardian. A integração com o exterior é outra questão importante, mais até do que aparenta. “Há estudos internacionais que comprovam que o maior contato com o meio externo traz melhora no humor e bem-estar dos ocupantes do imóvel”, afirma.

Marcela Félix Calabre, responsável pelo marketing da Saint-Gobain Glass, ressalta outra característica do vidro. “É sempre bom lembrar que o material possui texturas inovadoras, elaboradas de acordo com as últimas tendências na arquitetura e decoração”. Ou seja, também pode ser um elemento que adiciona tridimensionalidade visual às obras.

Apesar de estar na moda, ainda há muito espaço para o crescimento do uso do vidro em residências. Para Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace, o setor deve atuar no sentido de levar informação sobre os produtos à sociedade. “Devemos desenvolver ações específicas para divulgar esses benefícios aos especificadores, sejam arquitetos, engenheiros ou construtores, participar de mostras de decoração e realizar treinamentos para instaladores”.

 

Coberturas que se movimentam
A Casa das Pérgolas Deslizantes, em Bauru (SP), é um projeto bastante ousado. Assinada pelo escritório FGMF Arquitetos, divide-se em pequenos setores posicionados em locais estratégicos do seu terreno de 560 m². O fator inovador está nas vigas metálicas que formam essas estruturas: funcionam como trilhos suspensos para a movimentação de coberturas pelo espaço. “Com esse mecanismo, o proprietário pode posicioná-las de acordo com as necessidades de sombra, Sol ou em função do uso”, explica o arquiteto Fernando Forte. Outra forma encontrada para ampliar a sensação espacial da casa foi o uso de panos de vidro em sistemas de correr. A ausência de caixilhos potencializou a transparência e as relações entre os diferentes ambientes.

Leveza a 1.400 m de altitude
O arquiteto Marcos Deretti, do escritório Metroquadrado, é o responsável pela casa construída a 1.400 m de altitude em plena serra catarinense, na cidade de Urubici. Marcado pela presença de portas e amplas janelas envidraçadas, que ocupam todo o pé-direito, o projeto foi idealizado a partir de uma técnica construtiva limpa, chamada “construção a seco”, que visa a evitar o desperdício de materiais durante a realização da obra. No total, a residência de 840 m² levou apenas seis meses para ficar pronta. Sua estrutura leve combina drywall (chapas de gesso acartonado) e steel frame (estruturas de aço galvanizado).

Luz natural abundante
Em São Paulo, o arquiteto Flávio Castro criou uma casa para a convivência de um casal com dois filhos. A residência possui formato semelhante ao de um prisma, ocupando apenas metade do terreno, liberando o espaço restante para lazer e paisagismo. Os valores agregados aos materiais aplicados, como cromatismo, texturas e transparência, foram minuciosamente escolhidos. As paredes estruturais em concreto, por exemplo, dividem os espaços, ao passo que os grandes painéis deslizantes de vidro, fornecidos pela Esquadralum, trazem a paisagem para o interior. Janelas e portas ganharam temperados de 8 e 10 mm de espessura, embora a principal estrutura com o material seja uma porta da Schüco com laminado jumbo 12 mm. Outro conceito importante é a luz natural, que entra pela fachada lateral direita — brises de aço controlam a incidência solar.

Em meio à natureza
Na cidade de Sinop (MT), um projeto permite que os moradores contemplem a beleza dos jardins sem precisar sair do sofá graças às paredes envidraçadas. O interior, aliás, também conta com extensa aplicação de vidro, fornecido pela Cebrace e processado pela Guaporé Vidros. Temperados laminados estão nos guarda-corpos. Os armários da cozinha ganharam Reflecta incolor, enquanto uma parede do living foi revestida com Habitat Refletivo na cor champanhe. Por fim, a sala de tevê recebeu Coverglass vermelho.

Moderna, porém clássica
Uma residência em Passo Fundo (RS) recebeu vidros da Cebrace, processados pela empresa local Curvo Glass. Placas laminadas de Habitat Refletivo Cinza (4+4 mm) formam uma fachada moderna, com 40 m² do material, que contrasta com os traços clássicos do sobrado. Ali, utilizou-se um sistema que dispensa o uso de caixilhos e divisórias, deixando o vidro mais aparente. As grandes janelas das salas de estar e de jantar e quartos são de laminados de Habitat Neutro Incolor (4+3 mm).

 

Tendências modernas para o vidro em residências
A arquitetura contemporânea tem no vidro um elemento-chave — e isso não é novidade: basta acompanhar as reportagens de O Vidroplano ou o Blog da Abravidro (www.abravidro.org.br/blog) para encontrar inúmeras obras chamativas. Na América do Norte e Europa, por exemplo, nosso material já está integrado a projetos inventivos, com formas assimétricas e fachadas coloridas. O Brasil começou a incorporar essa estética há pouco tempo — veja o subtítulo Versátil como nenhum outro desta reportagem para mais informações. Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace, nos ajudou a elencar algumas tendências modernas para o vidro em nosso País.
• Crescimento da área envidraçada em fachadas e janelas, com o intuito de proporcionar mais entrada de luz natural e contato com o meio externo;
• Maior uso de vidros transformados e com valor agregado (temperados, laminados, de controle solar), que oferecem benefícios como segurança e proteção contra raios ultravioleta;
• Aplicação estrutural em locais como coberturas, escadas, sacadas e guarda-corpos;
• Uso como elemento decorativo, incluindo o crescente uso de espelhos e vidros pintados ou serigrafados em revestimentos, divisórias e móveis (como pode ser visto nas reportagens sobre mostras de decoração clicando aqui e aqui).

 

Soluções em produtos
A reportagem de O Vidroplano entrou em contato com as fabricantes nacionais a fim de levantar quais os produtos oferecidos para a arquitetura residencial. Cebrace, Guardian e Saint-Gobain Glass nos enviaram informações. Veja a seguir.

Cebrace

Produtos Características
Habitat Linha residencial de vidros de controle solar, indicada para uso em fachadas, coberturas e fechamentos diversos com o intuito de barrar a entrada de calor. Disponível nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm.
Bioclean Vidro autolimpante que repele resíduos acumulados em sua face exterior. Indicado para uso em fachadas, coberturas e fechamentos diversos. Disponível nas espessuras de 4 e 6 mm.
Diamant Vidro extra-clear, não possui o tom esverdeado comum em vidros incolores. Indicado para uso em fachadas, coberturas, fechamentos diversos, tampos de mesa, entre outras aplicações. Disponível nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm.
Optiview Vidro antirreflexo para aplicações nas quais se exigem transparência e baixo índice de refletividade, como em divisórias, por exemplo. Disponível nas espessuras de 3, 4 e 6 mm.

 

Guardian

Produtos Características
SunGuard Neutral Vidro de controle solar, indicado para uso em fachadas, coberturas e fechamentos diversos com o intuito de barrar a entrada de calor. É produzido com a tecnologia True Color, que garante maior pureza e mais fidelidade à tonalidade original mesmo após o processo de laminação – além disso, evita o amarelamento das peças. Disponível nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm.
SunGuard Light Blue 52 Vidro de controle solar, indicado para uso em fachadas, coberturas e fechamentos diversos com o intuito de barrar a entrada de calor. Disponível nas espessuras de 4, 6, 8 e 10 mm.

 

Saint-Gobain Glass

Produtos Características
Quadriglass Vidro impresso com textura suave inspirada em tendências européias – possui padrão estético com quatro pequenos quadrados dispostos simetricamente. Indicado para uso em divisórias, portas, móveis, pisos e tampos de mesa. Disponível nas espessuras de 7 e 8 mm.
Listral K (ou Miniboreal) Vidro impresso com textura que difunde a luz de maneira uniforme, garantindo a privacidade dos usuários. Indicado para uso em divisórias, portas, móveis, pisos e tampos de mesa. Disponível nas espessuras de 3, 4 e 8 mm.

 

Nota da redação: AGC e Vivix não puderam participar da reportagem. A UBV, até o fechamento desta edição, não retornou os contatos feitos por nossa equipe

 

Fale com eles!
Cebrace – www.cebrace.com.br
Curvo Glass – (54) 3312-4777
Esquadralum – www.esquadralum.com.br
FCstudio – www.fcstudio.com.br
FGMF Arquitetos – www.fgmf.com.br
Guaporé Vidros – www.guaporevidrosmt.com.br
Guardian – www.guardianbrasil.com.br
Mackenzie – portal.mackenzie.br
Metroquadrado – www.metroquadrado.sc
Saint-Gobain Glass – br.saint-gobain-glass.com
Schüco – www.schueco.com/web/br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters