Vidroplano
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Lotação máxima no picadeiro do vidro

18/07/2016 - 17h42

Um dos endereços mais procurados pelos profissionais vidreiros durante a Glass South America 2016 era o estande 380, no Pavilhão de Design, entre as ruas H e I. Ali, um grande circo foi montado para servir de ponto de encontro ao setor.

Em todas as edições da feira é assim: vidreiros de todo o Brasil passam por lá para encontrar outros profissionais e buscar informações sobre o mercado e os projetos desenvolvidos pela associação. Neste ano, a temática circense foi um diferencial que encantou a todos.

Arte como exemplo de superação
Na mesma linha proposta no 12º Simpovidro, a Abravidro acredita que o circo deve servir de inspiração para todo o mercado. Essa arte secular tem atravessado gerações sempre se renovando e disposta a atingir novos perfis de público. Por isso, o estande da entidade lembrava um grande e colorido circo — até mesmo a lona e o picadeiro estiveram presentes. Além disso, diversas vezes ao dia durante toda a feira, artistas da trupe Felchak faziam malabarismos, acrobacias e ainda tiravam fotos com os visitantes.

A força da equipe técnica
A equipe da Abravidro estava em peso na feira, disposta a apresentar em detalhes as iniciativas da entidade.

  • Rosana Silva (gerente de Atendimento) e Juliana Xavier (assistente) ofereciam apoio aos visitantes que queriam conhecer a Abravidro;
  • Silvio Carvalho (gerente-técnico), Clélia Bassetto (consultora de Normalização), Vera Andrade (coordenadora-técnica) e especialistas da ABNT explicaram questões relacionadas às normas técnicas e motivaram a participação nas comissões de estudo, abertas a qualquer profissional voluntário que queira participar;
  • O consultor Edweiss Silva, conhecido no setor como Ed, transmitiu informações sobre a certificação para o vidro temperado, incluindo detalhes sobre os ensaios;
  • O instrutor-técnico Cláudio Lúcio da Silva atendeu os interessados na Especialização Técnica Abravidro. O programa ajuda indústrias processadoras a diminuir custos, aumentar a produtividade e ser mais competitivas;
  • A coordenadora de Comunicação Geisa Barsotti tinha o foco naqueles interessados na produção da revista O Vidroplano. Quem passou pelo estande pôde ainda retirar exemplares da edição especial de maio, juntamente com o Panorama Abravidro 2016.

 

Lançamento do programa De Olho no Boxe
Está na norma da ABNT, mas poucos vidraceiros oferecem: o boxe de banheiro deve ser vendido acompanhado das instruções de uso e da manutenção anual do produto.

Pensando nisso, a Abravidro lançou na feira o programa De Olho no Boxe (www.deolhonoboxe.com.br), o qual conta com muitas informações e materiais para as vidraçarias explorarem essa oportunidade de mercado (conheça-o melhor aqui).

Um boxe foi montado no estande, com a indicação dos pontos a serem verificados pelo vidraceiro nessa visita de manutenção periódica.

 

A Abravidro na Glass

  • 3 mil visitantes passaram pelo espaço
  • 5 novas empresas associadas
  • Arte circense durante os 4 dias da feira

 

Guia auxilia empresas a reduzir emissão de gases poluentes
No penúltimo dia da feira, a Abravidro realizou um coquetel para anunciar o lançamento do guia Estratégias corporativas de baixo carbono — Setor do vidro. Produzido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), o documento servirá como ferramenta para que as empresas vidreiras reduzam as emissões dos gases do efeito estufa (GEE). Dessa forma, poderão conquistar o certificado de créditos de carbono, bônus estabelecido pelo Protocolo de Quioto.

Celina Araújo, superintendente da Abravidro, afirmou que durante a produção do guia verificou-se que as indústrias de transformação de vidro já tem várias ações ambientalmente responsáveis, mas são muito pouco divulgadas. A CNI foi representada por Mário Cardoso, especialista em políticas e indústria, que comentou a importância de um estudo desse tipo. “Vai nos permitir conciliar a eficiência energética com a geração de riquezas por parte da indústria”, afirmou. Stefan David, da Abividro, comentou que incorporar uma estratégia de carbono é fundamental para o setor se diferenciar e ganhar mercado. Luis Jorge Pinheiro, também da Abividro, acrescentou: “A iniciativa demonstra o fortalecimento do setor na busca para que o planeta seja cada vez mais bem-cuidado”. João Picolo, da NürnbergMesse Brasil, aproveitou a oportunidade para enfatizar o compromisso da organizadora da feira com as ações de desenvolvimento de mercado.

Como o guia foi feito?
Realizou-se uma pesquisa com diversas processadoras de vidro para mapear e identificar fontes de emissão dos gases, como as provenientes da energia elétrica e do diesel. A partir disso, fez-se uma estimativa da representatividade dos gastos do setor na média nacional.

O que é o ‘Protocolo de Quioto’?
Criado em 1997, esse acordo internacional entrou em vigor em 2005 e estabeleceu que países desenvolvidos deveriam reduzir suas emissões de GEE, criando o Mecanismo de desenvolvimento limpo, que certifica essa redução. As empresas que obtiverem créditos de carbono podem comercializá-los na bolsa de valores com países que têm metas a cumprir, pois esses bônus são considerados commodities.

 

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 523 (julho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



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