Vidroplano
Vidroplano

Mãos à obra!

17/03/2017 - 19h44

Alexandre_pestana_EditorialConforme abordado neste espaço em nossa última edição, fizemos a primeira reunião com o grupo de vidraceiros representantes dos profissionais que aderiram ao abaixo-assinado para a ética do setor vidreiro. Por parte da Abravidro, foi uma satisfação imensa termos a oportunidade inédita de dialogar de forma totalmente aberta e em altíssimo nível com o varejo organizado, em torno de propostas construtivas que trazem rentabilidade às empresas — tanto para processadores como para vidraceiros.

Cada parte foi colocando suas dificuldades e propondo soluções, enquanto o grupo todo buscava identificar obstáculos de implementação — do ponto de vista legal e prático — para que encontrássemos soluções tangíveis. Ao final, elencamos várias propostas a serem produzidas em conjunto, inclusive um manual de boas práticas para as indústrias processadoras. Tudo será detalhadamente discutido e submetido à aprovação da Assembleia-geral da Abravidro.

reuniãoEntre muitas das conclusões que tivemos, uma delas foi muito marcante para mim: o poder que, individualmente, cada comprador tem em mãos. Atuamos num mercado de livre concorrência e, principalmente num momento de retração econômica, cabe ao cliente definir o perfil de seu fornecedor. Se ele é considerado desleal, a decisão mais eficaz é eleger quem possa trabalhar nas condições adequadas.

Vi nessa primeira reunião uma grande sinergia e a certeza de que vamos alcançar resultados promissores. Muito mais do que discussões, nosso foco está em ações efetivas, que não teriam o mesmo efeito se fossem aplicadas isoladamente. Temos ciência de que não será fácil, não será rápido e exigirá muito esforço de todos nós, mas ambos os lados já abraçaram esse desafio. Agora é a hora de colocar mãos à obra!

Este texto foi originalmente publicado na edição 531 (março de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters