Vidroplano
Vidroplano

Momento de inovações

21/03/2018 - 16h15

Grande parte das atividades de capacitação para os nossos profissionais está nas mãos das associações e sindicatos estaduais do setor vidreiro. Este ano, além dos eventos já conhecidos no segmento, essas entidades também vêm trazendo uma série de novidades em suas agendas. Conheça algumas delas nas próximas páginas.

Ascevi-SC, em Florianópolis
Gestão com a cara do setor!
vp_asceviA Ascevi formou, de 19 de fevereiro a 6 de março, a primeira turma do Curso de Capacitação Empresarial para o Setor Vidreiro. Desenvolvido em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) — por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) — e com o Sebrae, ele teve Gestão financeira e custos como tema desenvolvido pelo consultor Alexandre Vecchietti. O conteúdo teórico foi ao encontro da realidade das empresas vidreiras: para falar sobre os custos fixos e variáveis na empresa, por exemplo, ele apontou os custos de uma vidraçaria ou têmpera e procurou usar a linguagem própria do dia a dia do setor.

Adevibase-BA/SE, em Salvador
vp_adevibaseSuperando expectativas
A primeira edição do encontro Vidrado no Papo, no dia 8 de março, teve mais de cem participantes lotando o espaço usado no Salvador Shopping Business. O evento da Adevibase incluiu palestras de representantes e convidados da AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix (patrocinadoras do Vidrado no Papo). Eles falaram detalhadamente sobre temas como eficiência energética, possibilidades variadas para o uso de espelhos e informações sobre produtos de valor agregado de cada usina. O fato de o evento acontecer no Dia Internacional da Mulher não passou em branco: as participantes foram homenageadas.

Sincomavi-SP, em São Paulo
vp_sincomaviMudanças na legislação trabalhista
No dia 23 de fevereiro, o Sincomavi organizou a palestra Legislação trabalhista, ministrada por José Hamilton Marin, especialista em direito do trabalho. Marin falou sobre conceitos como procedimentos de admissão, geração das obrigações acessórias e apuração da folha de pagamento. O foco maior, claro, foi para as mudanças promovidas na legislação trabalhista em 2017 — como elas afetam o trabalho em regime de tempo parcial, multas previstas, horas extras, férias e compensação de jornada.

Sindividros-RS, em Porto Alegre
vp_sindividrosrsMulheres de ouro… ou melhor, de vidro!
Não havia data mais adequada que 8 de março — o Dia Internacional da Mulher — para o Sindividros-RS promover o Vidro Delas – 1º Encontro Feminino do Setor Vidreiro do RS. O evento, parte do projeto Qualividros — Qualificar para transformar (desenvolvido para a capacitação dos profissionais vidreiros do Rio Grande do Sul), reuniu e homenageou 130 mulheres, entre gestoras e funcionárias das indústrias representadas pelo sindicato gaúcho e de vidraçarias, além de arquitetas e designers de interiores. A palestra de Carla Patrícia Oliveira, atuante na área de educação e projetos motivacionais como foco em mulheres, teve o tema Mulher retrato x mulher espelho, explicando a diferença entre esses dois perfis de mulher, enquanto Marindia Severo Romero, representante da Escola Criart de artes decorativas, falou sobre decoração de interiores com vidros e espelhos. Com o sucesso do encontro, a entidade já confirmou a próxima edição do evento para 2019.

Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters