Vidroplano
Vidroplano

Barreiras transparentes

18/11/2016 - 16h14

O uso do vidro como elemento principal em muros ou portões não traz apenas segurança, mas também resultados visuais surpreendentes: mesmo uma construção antiga ganha uma aparência contemporânea fazendo uso do nosso material. Ele ainda oferece uma grande variedade de opções para valorizar qualquer casa, edifício ou condomínio, trazendo beleza e proporcionando a integração entre o interno e o externo.

A seguir, conheça as vantagens que o vidro oferece em muros e portões e alguns exemplos que ilustram a variedade de ferragens e possibilidades de instalação.

Curvas envidraçadas A proprietária de uma residência em Maringá (PR) quis trocar sua grade por algo que combinasse com a fachada moderna da casa. O arquiteto Romulo Scandelai aproveitou a mureta curva do local para idealizar um muro de vidros também curvo: a solução foi fornecida pela Serginho Vidros, que instalou os temperados curvos 10 mm verdes presos a colunas com fixadores Evolution, semelhantes a braços de spiders e fabricados com alumínio maciço polido especialmente para esse projeto.

Curvas envidraçadas A proprietária de uma residência em Maringá (PR) quis trocar sua grade por algo que combinasse com a fachada moderna da casa. O arquiteto Romulo Scandelai aproveitou a mureta curva do local para idealizar um muro de vidros também curvo: a solução foi fornecida pela Serginho Vidros, que instalou os temperados curvos 10 mm verdes presos a colunas com fixadores Evolution, semelhantes a braços de spiders e fabricados com alumínio maciço polido especialmente para esse projeto.


Por todos os lugares e com todos os estilos

Não importa a região do País, a presença do vidro cercando edificações é fácil de ser observada. “Ao circular pela Região Metropolitana de Vitória, vemos diversos condomínios que trocaram seus muros de alvenaria com grades por muros de vidro nos últimos anos”, observa Luiz Cláudio Rezende, gerente de Relacionamentos da processadora capixaba Viminas Vidros Especiais. Vander Matta, proprietário da vidraçaria Wander Box, em São Gonçalo (RJ), concorda: “O número de gradis de vidro em Niterói e outras cidades do Rio de Janeiro é bastante grande”.

Os clientes também têm se mostrado mais interessados pelas tendências do setor nessa área. “Um dos principais fatores para isso é a gama de novas soluções de vidros e ferragens no mercado, o que permite que os moradores e proprietários consigam diferenciar seus imóveis e valorizá-los”, explica Gustavo Calegari, coordenador de Marketing da Guardian.

Muralha colorida O condomínio Morada Imperial, em Salvador, conta com um muro de nada menos que 2 mil m² do vidro refletivo SunGuard Light Blue 52 na base verde, da Guardian. A estrutura traz uma série de benefícios aos seus moradores: além da leveza estética que proporciona ao imóvel, também se harmoniza ao conjunto do edifício e contribui para a redução da entrada de calor no ambiente.

Muralha colorida
O condomínio Morada Imperial, em Salvador, conta com um muro de nada menos que 2 mil m² do vidro refletivo SunGuard Light Blue 52 na base verde, da Guardian. A estrutura traz uma série de benefícios aos seus moradores: além da leveza estética que proporciona ao imóvel, também se harmoniza ao conjunto do edifício e contribui para a redução da entrada de calor no ambiente.

Um material, muitas qualidades
Mas o que torna o vidro tão atrativo para esse tipo de aplicação? Motivos não faltam:

  • Economia: “Apesar de a mão de obra ser especializada, o custo final acaba sendo menor porque são necessárias menos pessoas para a montagem, além de ser um trabalho mais rápido e de limpeza mais fácil”, aponta João Rett, técnico da Glass Vetro;
  • Aproximação dos espaços: Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace, ressalta que a transparência do vidro confere leveza e integração entre os ambientes interno e externo;
  • Modernidade e valor: para Marcela Félix Calabre, responsável pelo setor de Marketing da Saint-Gobain Glass, essa solução é ideal para o retrofit de imóveis que não possuem muros ou em algumas situações em que são muito baixos. “Muros de vidro agregam beleza e modernidade às casas, prédios e condomínios”, reforça;
  • Visibilidade: “A transparência do vidro permite observar o que acontece do outro lado”, afirma Dufrayer — dessa forma, é possível para o porteiro ou morador enxergar se alguém tenta pular o muro ou emboscar quem esteja entrando ou saindo do local, por exemplo;
  • Segurança: além do motivo apontado anteriormente, nosso material também contribui para a segurança do local por conta de sua resistência. “O vidro pode substituir qualquer outro material, desde que especificado, aplicado e instalado adequadamente”, indica Viviane Moscoso, gerente de Produtos da Vivix;
  • Sustentabilidade: para quem teme o aumento no consumo de água para a limpeza e manutenção dessas estruturas, Leandro Gonçalves, gerente de Projetos da processadora Divinal Vidros, lembra: “Vidros autolimpantes têm sido uma opção para projetos sustentáveis e inovadores”.
Vigilância favorecida Temperados azuis encaixilhados, fornecidos pela Viminas, compõem o muro de vidro ao redor do Edifício Duarte Aquino, em Vitória. Como benefício, a segurança é fator chave da instalação: a guarita do prédio é interna — por isso, os vidros permitem que as pessoas observem qualquer movimentação estranha,seja fora ou dentro do espaço cercado.

Vigilância favorecida
Temperados azuis encaixilhados, fornecidos pela Viminas, compõem o muro de vidro ao redor do Edifício Duarte Aquino, em Vitória. Como benefício, a segurança é fator chave da instalação: a guarita do prédio é interna — por isso, os vidros permitem que as pessoas observem qualquer movimentação estranha,seja fora ou dentro do espaço cercado.


Satisfação do projetista ao usuário final

Além de todas as razões apontadas acima, a estética e a diversidade têm sido elementos fundamentais para o avanço do vidro nessas obras. Segundo o arquiteto Romulo Scandelai, nosso material traduz a modernidade, a limpeza e a amplitude visual, contribuindo significativamente para a valorização do imóvel. “Temos aplicado esses muros em diversos projetos de nosso escritório, com as mais variadas cores de vidro e formas de instalação, conseguindo resultados estéticos interessantes e a satisfação de seus proprietários”, comenta.

A popularização, claro, não aconteceria se as pessoas não quisessem essas estruturas. “O muro de vidro em minha residência trouxe um design diferenciado, o qual, em conjunto com o trabalho de paisagismo que fiz, deixou o ambiente ainda mais bonito”, destaca Elaine Horta sobre sua casa em Saquarema, RJ. Já Rachel Amorim, moradora do edifício Spot Ipiranga, em São Paulo, destaca o aproveitamento da luminosidade e a estética agradável proporcionados pelo gradil de vidro: “Creio que isso dá a sensação de ampliação do ambiente”, comenta, acrescentando: “Também acho uma solução interessante em questão de segurança, por poder saber exatamente o que me espera do outro lado”.

Barreira contra o vento Para permitir que os moradores do condomínio Residencial Lagosta, em Praia Grande (SP), pudessem apreciar a vista de frente para o mar sem sofrer com os ventos fortes do litoral Norte paulista, a vidraçaria Nalu Glass projetou um muro de temperados 10 mm incolores. Para sua fixação, foram usadas as torres Fit, da WR Glass, tornando a instalação mais prática sem necessidade de furação das peças. Resultado: elegância agregada à estrutura.

Barreira contra o vento
Para permitir que os moradores do condomínio Residencial Lagosta, em Praia Grande (SP), pudessem apreciar a vista de frente para o mar sem sofrer com os ventos fortes do litoral Norte paulista, a vidraçaria Nalu Glass projetou um muro de temperados 10 mm incolores. Para sua fixação, foram usadas as torres Fit, da WR Glass, tornando a instalação mais prática sem necessidade de furação das peças. Resultado: elegância agregada à estrutura.

Mantendo tudo no lugar
“A escolha da forma de fixação dos vidros depende do projeto da estrutura”, explica Wilson Rangel, diretor da Shammah Vidraçaria e Serralheria. As mais comuns são:

  • Caixilhos: “Esses sistemas permitem a fixação das folhas em dois, três ou quatro lados, além de oferecer muitas opções estéticas e estruturais”, comenta Sérgio da Silva, diretor-comercial da vidraçaria Serginho Vidros;
  • Spiders: embora costume ser uma solução mais cara, destaca-se por sua resistência. “Os spiders suportam carga maior, permitindo que os vidros sejam dispostos em forma de muro ou parede”, indica Willmerson Ramos, sócio-diretor da WR Glass;
  • Colunas: além da resistência, Ramos destaca que elas também podem contribuir para estéticas diferenciadas e modernas da instalação;
  • Perfis: podem ser embutidos, tendo assim interferência visual mínima nas estruturas envidraçadas.
Beleza com privacidade Vidros texturizados são a alternativa para quem quer a estética do vidro em volta de seus imóveis sem permitir que seu interior seja visto do lado de fora. A Saint-Gobain Glass conta com soluções nessa área: na Casa Cor Brasília 2016, por exemplo, o Jardim da Entrada foi protegido por um muro de Satinovo temperado 10 mm, garantindo a privacidade do ambiente.

Beleza com privacidade
Vidros texturizados são a alternativa para quem quer a estética do vidro em volta de seus imóveis sem permitir que seu interior seja visto do lado de fora. A Saint-Gobain Glass conta com soluções nessa área: na Casa Cor Brasília 2016, por exemplo, o Jardim da Entrada foi protegido por um muro de Satinovo temperado 10 mm, garantindo a privacidade do ambiente.

 

Proteção que vem de cima

Outra tendência na área da vp_especial-cobertura cópiaconstrução é o uso de coberturas de vidro, protegendo os usuários de condições climáticas, como chuvas, ou da queda de objetos. “Sejam suspensas ou apoiadas, essas estruturas proporcionam um visual mais alegre e mais bonito”, explica João Rett, da Glass Vetro, que lançou este ano o Sistema de Cobertura GV, com aço inox 304. “O ideal é que qualquer cobertura de vidro seja feita com laminados temperados a partir de 5+5 mm”, frisa Rett.

 

 

Veja abaixo mais algum exemplos:

Tornando o belo ainda mais belo Laminados 4+4 mm foram instalados com tubos de alumínio anodizado branco pela vidraçaria Wander Box nos portões do Condomínio Terra Verde, em Itaipu (RJ). O projeto feito pelas arquitetas Ana e Julia Benayon, do escritório Benayon Design, priorizou o nosso material pela elegância e valorização que ele confere ao espaço e pela amplitude visual para os funcionários da portaria — muito superior àquela conferida por grades de ferro.

Tornando o belo ainda mais belo
Laminados 4+4 mm foram instalados com tubos de alumínio anodizado branco pela vidraçaria Wander Box nos portões do Condomínio Terra Verde, em Itaipu (RJ). O projeto feito pelas arquitetas Ana e Julia Benayon, do escritório Benayon Design, priorizou o nosso material pela elegância e valorização que ele confere ao espaço e pela amplitude visual para os funcionários da portaria — muito superior àquela conferida por grades de ferro.

Afastando a claustrofobia na cidade grande  Tanto as portas de entrada como o muro lateral do edifício Spot Ipiranga, erguido em São Paulo pela construtora BN Engenharia, fazem uso do nosso material. Ambos usam laminados 6+4 mm incolores, envoltos por perfis de alumínio com pintura eletrostática. “O conceito seguido para a escolha do gradil de vidro foi a integração visual entre as áreas”, explica Tathiana Jorge, gerente de Projetos da BN Engenharia.

Afastando a claustrofobia na cidade grande
Tanto as portas de entrada como o muro lateral do edifício Spot Ipiranga, erguido em São Paulo pela construtora BN Engenharia, fazem uso do nosso material. Ambos usam laminados 6+4 mm incolores, envoltos por perfis de alumínio com pintura eletrostática. “O conceito seguido para a escolha do gradil de vidro foi a integração visual entre as áreas”, explica Tathiana Jorge, gerente de Projetos da BN Engenharia.

Vidro sustentando vidro Um aspecto interessante do muro de vidro laminado temperado extra clear do edifício Berrini One, em São Paulo, é que ele é fixado a colunas também feitas com o nosso material. Isso foi possibilitado pelo sistema Flexiglass, da T2G Engenharia,  que é totalmente transparente e permite a ligação direta entre estruturas de vidro.

Vidro sustentando vidro
Um aspecto interessante do muro de vidro laminado temperado extra clear do edifício Berrini One, em São Paulo, é que ele é fixado a colunas também feitas com o nosso material. Isso foi possibilitado pelo sistema Flexiglass, da T2G Engenharia, que é totalmente transparente e permite a ligação direta entre estruturas de vidro.

Fale com eles!

Benayon Design — benayondesign.com
BN Engenharia — www.bnengenharia.com.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Divinal Vidros — www.divinalvidros.com.br
Glass Vetro — www.glassvetro.com.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Nalu Glass — naluglass.com
Saint-Gobain Glass — br.saint-gobain-glass.com
Scandelai Arquitetura — www.scandelai.com.br
Serginho Vidros — www.serginhovidros.com.br
Shammah Vidraçaria e Serralheria — www.shammahvidros.com.br
T2G — www.t2g.com.br
Viminas — www.viminas.com.br
Vivix — vivixvidrosplanos.com.br
Wander Box — www.wanderbox.com.br
WR Glass — www.wrglass.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 527 (novembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters