Vidroplano
Vidroplano

Não é ficção, é real!

21/10/2016 - 11h34

Ele já se tornou um ícone: o Glass Technology Live, mostra voltada às novas tecnologias com vidro, sempre se transforma em um dos principais destaques do evento. Nesse espaço, os visitantes encontram aplicações de sonho — muitas soluções ainda são protótipos ou estão em pesquisa. Por isso, pode-se dizer que ali está o futuro do vidro. Não à toa, o tema de 2016, em comemoração aos vinte anos do evento, era: Futuro — Vidro — Performance. Ao todo, a Glass Technology Live contou com cerca de 2.500 m² de área.

Veja a seguir algumas das aplicações e produtos de destaque da mostra.

 

gtl1‘Playground’ transparente
Gostou da capa desta edição? Quem poderia imaginar que um brinquedo de criança poderia ser demonstração da avançada tecnologia de nosso material, não é mesmo? Chamado de Vidre-Slide, o enorme escorregador de vidro foi um dos pontos que mais atrairam a atenção no Glass Technology Live. Criado pela espanhola Cricursa, em conjunto com o escritório de arquitetura inglês Eckersley O’Callaghan (responsável pelas icônicas lojas da Apple pelo mundo), era formado por uma única peça de vidro curvo com 9 m de extensão fixada a uma escada de 4 m de altura. A estrutura não possuía fixações mecânicas: somente o selante adesivo TSSA, da Dow Corning fazia o escorregador ficar em pé com segurança.

Ainda sobre vidros curvos — Uma peça de insulado de 7 m foi curvada a frio para demonstrar a vantagem dessa técnica em custo-benefício em relação ao vidro curvado por calor.

 

gtl2

Fotovoltaicos nas fachadas de alta ‘performance’
O Instituto de Construção de Edificações da Universidade Técnica de Dresden levou à feira amostras de vidros insulados com módulos fotovoltaicos para fachadas. Como as altas temperaturas prejudicam a eficiência dos painéis fotovoltaicos, a face interna desses vidros conta com material de mudança de estado (PCM), que derrete a 30 ºC e absorve a energia térmica do vidro. Com isso, a temperatura do sistema é reduzida. Vale destacar que, em épocas mais frias como o inverno, a incidência da luz do Sol é maior sobre a fachada do que no teto.

 

gtl3

PVB impresso
A Kuraray impressionou o público ao mostrar o Trosifol ES, primeiro PVB estrutural no mundo que é próprio para impressão. A solução vai ampliar as possibilidades criativas do uso do vidro, principalmente em pisos, escadas e fechamentos, sem deixar de lado as propriedades ópticas do material.

 

 

gtl4

Tijolo de cristal
A empresa ABI Consulting Engineers é especialista em pesquisa e desenvolvimento de protótipos e novas estruturas de vidro. No Glass Technology Live deste ano, ela expôs tijolos maciços feitos com o material, os quais servem para sustentar edificações, incluindo fachadas. Eles são polidos após a fabricação e ligados entre si por um adesivo transparente.

 

 

gtl5

Joga com vidro!
Já pensou em praticar esportes em uma quadra com piso de vidro, que muda conforme a modalidade escolhida? Essa é a ideia por trás do ASB GlassFloor. O produto é um piso de vidro laminado com lâmpadas de LED. Por meio de uma tela de toque, é possível escolher quais linhas vão aparecer no chão, demarcando um campo de futebol ou quadra de basquete, por exemplo. A superfície do vidro é jateada para evitar reflexão da luz, além de possuir uma textura cerâmica para oferecer o atrito necessário com os pés dos atletas.

 

 

gtl6

Vidro de mil e uma utilidade
A Saint-Gobain tem em seu catálogo de produtos vidros tecnológicos que executam diversas funções. O Priva-Lite Color é um vidro colorido com filme de cristal líquido que permite ao vidro mudar de estado translúcido para transparente com transmissão de luz praticamente idêntica — até então, somente vidros incolores possuíam a tecnologia. Outro exemplo é o SageGlass, capaz de regular a entrada de luz solar, calor e reflexão de acordo com a necessidade por meio de revestimento especial com tecnologia eletrocrômica. Com isso, dispensa-se o uso de cortinas ou persianas, por exemplo.

 

Tem mais inovações!
Em nossa cobertura da Glasstec 2016, apresentamos também novidades dos expositores da maior feira vidreira do mundo. Há vidros ultrafinos e flexíveis, materiais cada vez mais transparentes e maquinários com tecnologia de ponta que logo dominarão as mais avançadas linhas produtivas do mundo; para conferir essas novidades, clique aqui!

 

Fale com eles!
Glasstec — www.glasstec-online.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 526 (outubro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters