Vidroplano
Vidroplano

Norma de blindados deve ser dividida em partes

19/09/2016 - 11h52

A revisão que estamos fazendo na NBR 15000 — Blindagens para impactos balísticos possui alguns pontos essenciais. Um deles é a criação de uma família de normas, tratando de pontos que complementam a norma atual. Também pretendemos atualizar os ensaios a que os produtos são submetidos. A seguir, resumo o andamento dos nossos trabalhos.

Divisão do texto
Desmembrar a norma em várias partes vai nos ajudar a abordar todos os aspectos da blindagem balística, como os de proteção da vida humana e dos bens de propriedades de terceiros, e também da “blindagem arquitetônica” (instalações fixas e autotransportáveis). Com isso, a previsão é de que a NBR 15000 ganhe uma parte específica para terminologia e outra para materiais e ensaios.

Existe também a intenção de se criar a terceira parte, voltada para ensaios em dispositivos de resistência balística.

Ensaios atualizados
A revisão dos ensaios é o outro foco. A ideia principal é estabelecer procedimentos perfeitamente executáveis, sem fazer com que os produtos percam suas características de proteção ao consumidor final. As variações de temperatura nas faces dos vidros durante os testes, por exemplo, estão sendo retiradas do texto.

Christian Conde, vice-presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), voluntário importante no trabalho sendo desenvolvido, relembra outros pontos do novo conteúdo da norma. “Os ensaios de material opaco flexível tiveram alteração na preparação das amostras”, revela, acrescentando que serão ensaiados de forma stand alone — ou seja, sem nenhum material adicional conjugado, como o aço do automóvel agregado a painéis balísticos em blindagens automotivas. “Haverá ainda ampliação de níveis na tabela de proteção balística alternativa”, alerta.

Serão introduzidos também tópicos para auxiliar na elaboração desses ensaios, facilitando a repetição dos testes em qualquer laboratório (já que, hoje, somente o Exército pode realizá-los), como suportes de corpo de prova e moldura para corpos de prova flexíveis.

Expectativa para conclusão
A revisão se desenvolve dentro do esperado, com uma reunião da comissão de estudos por mês. Esse processo é bastante normal, inclusive pela importância do assunto e dificuldade para obtenção de consenso em todos os seus aspectos. Há expectativa de finalizarmos os trabalhos no primeiro semestre de 2017.

No momento, estamos trabalhando apenas nos aspectos relacionados aos materiais que apresentam propriedades de blindagem balística, principalmente na questão de testes de desempenho.

Atenção, pequenas e microempresas:
Vocês podem adquirir normas técnicas por 1/3 do valor cheio por meio da parceria da ABNT com o Sebrae. Para mais informações, acesse: abntcatalogo.com.br/sebrae

PAISANOEscrito por: General Paulo Benedito Pacheco, coordenador da Comissão de Estudos

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 525 (setembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters