Vidroplano
Vidroplano


Em palestra da Guardian, Samy Dana explica a crise nacional

28/11/2015 - 19h14

Na primeira palestra do último dia de conteúdo técnico do 12º Simpovidro, o jovem economista Samy Dana, convidado pela Guardian, explicou as causas do momento ruim para a economia nacional, apontando soluções para voltarmos ao crescimento.

Dana iniciou a apresentação comentando a respeito de uma nação com fartura em terras e natureza, cujo potencial para o desenvolvimento é enorme. Brasil? Não, Austrália. Os australianos conseguiram se firmar como economia forte, com um Produto Interno Bruto (PIB) quase três vezes maior que o nacional, a partir de condições territoriais e políticas semelhantes às nossas.

Existem inúmeras razões, que agravam o atual momento de baixa atividade econômica, que explicam o porquê de não sermos uma Austrália. Os juros são um deles: quem deve R$ 1 mil no cartão de crédito hoje terá que pagar mais de R$ 3 milhões daqui a cinco anos.

Altos impostos e burocracia também ajudam a emperrar a máquina brasileira. Por isso, Dana deixou importante dica: “Empresários devem se organizar para cobrar respostas e iniciativas do governo”.

O economista apontou ainda diversas empresas de peso que se originaram de momentos difíceis, como a fábrica de chocolates M&Ms, surgida durante a Guerra Civil Espanhola, e o serviço online para aluguel de hospedagem Airbnb, criado no auge da crise americana de 2008.

A cobertura completa do 12º Simpovidro estará na edição de dezembro da revista O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters