Vidroplano
Vidroplano

A nova menina dos olhos japonesa

20/02/2018 - 11h22

Poucos prédios podem representar uma mudança de conceito na arquitetura de determinado tipo de empreendimento. O Hulic & New Shibuya é um deles: com formas angulosas, revoluciona o aspecto padrão dos edifícios comerciais. Como se não bastasse, ainda possui fachadas envidraçadas que fornecem um nível alto de transparência, permitindo total integração com o ambiente externo. E isso tudo só acontece graças ao vidro. Saiba por que a seguir:

2FICHA TÉCNICA
Autor do projeto: Tatehito Sakurai, do escritório Ethnos
Local: bairro de Shibuya, Tóquio
Área construída: 2121 m²
Tamanho: dez andares
Conclusão: final de 2017

 

Caixas empilhadas
1Prédios comerciais não são muito diferentes uns dos outros, não importa se estão no Japão ou no Brasil — basta passear por grandes cidades para se perceber um padrão muito semelhante: torres bem altas, cilíndricas ou retangulares. Por isso mesmo, o formato do Hulic & New Shibuya traz um sentimento de novidade para a arquitetura desse tipo de empreendimento. Seus andares parecem empilhados um em cima do outro, como se fossem blocos de montar encaixados em ângulos diferentes, aleatoriamente. “Nossa proposta era visualizar cada andar como um volume único. Dessa forma, as pessoas vão reconhecer o prédio não pelo visual, mas por suas formas”, comenta o arquiteto Tatehito Sakurai.

Interior é o exterior

A escolha por uma fachada totalmente envidraçada veio muito da vida vibrante presente na vizinhança, cheia de restaurantes, casas noturnas, luzes e painéis com propagandas. Transferir esse sentimento para dentro, assim como permitir a entrada de luz natural em abundância, era garantir qualidade de vida aos trabalhadores das empresas que ali se instalam. Quem está de fora, em outros prédios ou simplesmente passeando pelas ruas, também tem contato com o que ocorre nos escritórios. É um conceito de integração bastante extremo — e que pode sugerir uma tendência para os próximos anos da arquitetura em relação ao uso de nosso material.

6ESPECIFICAÇÃO DA FACHADA
Vidros usados: insulados de low-e. Algumas partes da fachada possuem placas de 8 mm + câmara de 16 mm + 6,8 mm, enquanto outras são mais robustas, com 10 mm + câmara de 16 mm + 10 mm.
Fornecedor da matéria-prima: Nippon Sheet Glass
Processador: Sanshiba Co. Ltda.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 542 (fevereiro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters