Vidroplano
Vidroplano

Nunca o Simpovidro foi tão necessário!

01/10/2015 - 16h58

Alexandre_pestana_EditorialO ano é de crise e a prioridade geral é se ajustar a essa nova realidade. Fazem parte desse ajuste corte de custos, ganhos de eficiência e, principalmente, novas formas de fazer nossas empresas gerarem lucro. Tudo isso é muito difícil, sobretudo num ambiente instável como o atual.

Em paralelo, estamos organizando, pela 12ª vez, o maior encontro do setor vidreiro no Brasil, o Simpovidro. E, na contramão da tal crise, já atingimos a expressiva marca de quase 700 inscritos no evento. Mas, por que centenas de
empresários decidiram não cortar esse investimento?

Para mim, a única resposta é porque lá teremos uma visão mais detalhada do momento em que vivemos e seus desdobramentos futuros, com foco essencial no direcionamento que devemos dar às nossas empresas. O Simpovidro é uma oportunidade exclusiva para dialogar com os principais tomadores de decisão de várias regiões do Brasil, de todos os elos da cadeia produtiva vidreira. Lá também estaremos atualizados sobre o ambiente macroeconômico e ferramentas de gestão empresarial — pilares fundamentais para a formulação de objetivos e estratégias. Pode parecer pretensioso — e sei que sou suspeito para esta declaração —, mas acredito que nunca na história do vidro no Brasil o Simpovidro foi tão necessário.

Observo o cenário vidreiro no exterior e me chama a atenção a crise recente enfrentada pela Europa. Após 2008, em alguns países, quase 1/3 dos processadores de vidro sucumbiu aos desafios de mercado e quebrou.

Fico preocupadíssimo com a possibilidade de processadoras nacionais não estarem devidamente preparadas e morrerem ao longo de nossa atual crise. Cumprindo o seu papel, a Abravidro está trabalhando muito para que os participantes do Simpovidro 2015 tenham os mais avançados recursos para sobreviver e construir os melhores alicerces na preparação para o novo período que virá.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters