Vidroplano
Vidroplano

O ‘envidraçador’ da Berrini

17/02/2017 - 20h23

A arquitetura nacional sofreu uma grande perda em janeiro deste ano: faleceu Carlos Bratke, um dos grandes nomes desse segmento, aos 74 anos. Autor de inúmeros projetos premiados, diversos deles trazendo o vidro como elemento de destaque, Bratke deixou um grande legado na maior metrópole do País, São Paulo.

O “dono” da avenida
Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a região da avenida Luís Carlos Berrini, na Zona Sul de São Paulo, recebeu mais de sessenta obras assinadas por ele — incluindo todos os edifícios mostrados nas páginas desta reportagem, repletos do nosso material.

Currículo de respeito Profissão vem de berço: Carlos Bratke é filho do consagrado arquiteto urbanista Oswaldo Bratke Mestre do ofício: além de arquiteto e urbanista, Bratke foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Belas Artes Relevância entre os colegas: seu extenso currículo traz ainda períodos como presidente da Fundação Bienal de São Paulo (1999 — 2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (1992 e 1993).

Currículo de respeito
Profissão vem de berço: Carlos Bratke é filho do consagrado arquiteto urbanista Oswaldo Bratke
Mestre do ofício: além de arquiteto e urbanista, Bratke foi professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitário Belas Artes
Relevância entre os colegas: seu extenso currículo traz ainda períodos como presidente da Fundação Bienal de São Paulo (1999 — 2002) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (1992 e 1993).

Não há dúvidas de que seus projetos transformaram a região que, a partir da década de 1990, tornou-se um dos maiores e mais valorizados centros comerciais da cidade. Ruth Verde Zein, professora de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, destacou em reportagem feita pelo portal UOL que, quando o arquiteto começou sua carreira, o eixo comercial de São Paulo concentrava-se na Região Central e na Avenida Paulista. “Hoje, há múltiplas centralidades na cidade, e a construção dos prédios na Berrini foi um marco para que isso acontecesse”, aponta.

Vidro ganhou a sua admiração
Por mais estranho que possa parecer, o arquiteto demorou a adotar o vidro como um elemento de destaque em seus projetos. Em depoimento ao portal iG, em 2014, ele disse que no início de sua carreira preocupava-se com a quantidade de luz do Sol que poderia entrar através do nosso material e aquecer os ambientes.

Felizmente, a evolução constante do vidro, que com o passar do tempo trouxe ainda mais qualidades agregadas, conquistou Bratke: “Do ponto de vista tecnológico, o vidro é o material com mais condições de se desenvolver”, disse, em 2005, à revista PROJETOdesign.

Assim, a arquitetura brutalista (conhecida pelo uso amplo de concreto aparente) foi perdendo espaço nos trabalhos de Bratke e dando lugar cada vez mais às grandes torres de aço e vidro, que hoje conferem uma identidade visual única à Zona Sul paulistana. A prova disso está logo abaixo.

vp_vidroemobra-jacarandáAbraço colorido
Obra: Edifício Jacarandá
Ano de conclusão: 2015
Vidros: de controle solar (algumas peças laminadas com películas coloridas de PVB, da Eastman), em tons variados de verde, amarelo e cinza
Fornecedores: Cebrace (fabricante) e GlassecViracon (processadora)
Diferenciais: a fachada do edifício consiste em um bloco retangular entre duas lâminas curvas. A pele de vidro revestindo toda essa estrutura não só confere um aspecto multicolorido à obra, mas também contribui para o controle térmico e de luminosidade em seu interior.

vp_vidroemobra-empresarialUm prédio de dois formatos e duas cores
Obra: Centro Empresarial e Cultural João Domingues de Araújo
Ano de conclusão: 2005
Vidros: laminados de controle solar 4+4 mm azuis (Cool Lite Azul 114AI + PVB incolor + vidro incolor), laminados de controle solar 4+4 mm brancos (Optiwhite extra clear + PVB branco Pure White + vidro incolor), e laminados 5+5 mm incolores
Fornecedor: Pilkington
Diferenciais: a estrutura da obra lembra um prisma retangular que teve seu interior e a área central de suas laterais removidos, encaixando-se em seu lugar um “cilindro” revestido por laminados de controle solar azuis, dando-lhe um aspecto espelhado, enquanto os trechos da estrutura retangular alternam essas peças com laminados brancos.

vp_vidroemobra-ireneCubo de vidro
Obra: Edifício Irene de Azevedo Soares Cury
Ano de conclusão: 2013
Vidros: laminados de controle solar 4+4 mm prata (Cool Lite Prata 125PN + PVB incolor + vidro incolor), e temperados laminados 16 mm
Fornecedor: Pilkington
Diferenciais: o hall de entrada do prédio é revestido com temperados laminados incolores, estruturados com ferragens e cabos de aço inox. Assentado sobre essa base, há um grande bloco de escritórios, de formato quase cúbico, com suas quatro faces laterais revestidas por vidros laminados de controle solar — a disposição das estruturas permitiu um melhor aproveitamento do espaço mesmo com a limitação de sua altura.

vp_vidroemobra-tinelliBoas-vindas ao verde (mas não ao calor)
Obra: Edifício Attilio Tinelli
Ano de conclusão: 2001
Vidros: refletivos 8 mm azuis e prata
Fornecedor: GlassecViracon
Diferenciais: a fachada do prédio passa a impressão de ter sido desmontada, com a possibilidade de “encaixá-la” novamente. O conforto térmico é garantido pela pele de vidro composta por peças azuis e prata, fixadas na obra com silicone estrutural.

VP-VIDROEMOBRA-PADREANTONIOPara deixar a luz entrar
Obra: Edifício Padre Antonio
Ano de conclusão: 2013
Vidros: laminados transparentes e opacos
Fornecedor: Pilkington
Diferenciais: a alternância entre peças transparentes e opacas revestindo todas as quatro fachadas da obra garantiram um aspecto visual próprio. Além disso, a pele de vidro permite grande aproveitamento da iluminação natural no interior do prédio durante boa parte do dia.

 

Fale com eles!
Carlos Bratke Ateliê de Arquitetura — www.carlosbratke.com.br
CAU/BR — www.cau.org.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Eastman — www.br.eastman.com
GlassecViracon — www.glassecviracon.com.br
iG — www.ig.com.br
Mackenzie — portal.mackenzie.br
UOL — www.uol.com.br
Pilkington Brasil — www.pilkington.com/pt-br/br
PROJETOdesign — arcoweb.com.br/projetodesign

Este texto foi originalmente publicado na edição 530 (fevereiro de 2017) da revista O VidroplanoLeia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters