Vidroplano
Vidroplano

O futuro do vidro é agora

21/07/2017 - 12h05

A grade oficial de palestras, da edição 2017 do Glass Performance Days (GPD), incluiu cerca de 140 apresentações sobre temas variados, de processamento de vidros a técnicas de instalação, passando ainda por exemplos de projetos ao redor do mundo. Entre os assuntos que tomaram conta das discussões, destacam-se o uso de vidro estrutural, a ocorrência de anisotropia na têmpera e o conceito de “envidraçamento inteligente”, tema que promete dominar os debates sobre fachadas com o material daqui em diante. Veja a seguir um resumo das principais palestras.

Oferecendo novas experiências aos usuários — A era das telas
Michael Robinson, CEO e diretor de Design da ED Design, explicou que a tendência para o futuro no uso do vidro é o material contribuir para uma melhor experiência do usuário, proporcionando a ele tecnologia e sensações. Isso irá ocorrer por meio do conceito de realidade aumentada — que permite uso de interfaces para promover a interação com produtos e locais. Pensando nessa tecnologia, cortinas de vidro em carros, salas, aviões e outros espaços poderiam servir como tela para notícias, previsão do tempo e outras informações a serem mostradas.
Ideia chave: o vidro do futuro precisará trazer tecnologia em todos os seus pequenos detalhes. Se você não fizer isso, outros farão e tomarão seu lugar no mercado.

Barbara SiebertEspecificação em condições extremas
O vidro usado em construções sob condições climáticas extremas em locais de difícil acesso, como montanhas ou regiões costeiras, foi o tema da engenheira Barbara Siebert, do escritório Dr. Siebert Consulting Engineers. Barbara comentou as variadas dificuldades encontradas nos projetos, incluindo a logística para transporte das peças — em alguns casos, foram levadas de helicóptero até os canteiros — e como encarar fatores que podem diminuir o desempenho de nosso material (umidade, corrosão, neve). Em uma estação de esqui e observação na montanha Nebelhorn, na Alemanha, por exemplo, foram aplicados vidros triplos com interlayers especiais para resistir à força do vento.
Ideia chave: não existem fatores climáticos ou relativos ao local de um projeto que impeçam o uso do vidro.

Selantes estruturais e a transparência total
A arquiteta Lisa Rammig, membro do escritório inglês Eckersley O’Callaghan, revelou detalhes da construção do escorregador de vidro que fez sucesso na Glasstec, a maior feira do setor vidreiro do mundo, em setembro do ano passado. A estrutura era formada por uma única peça de vidro curvo com 9 m de extensão, fixada a uma escada de 4 m de altura. Não existiam fixações mecânicas: somente selantes estruturais faziam o escorregador parar em pé. A capa da edição de outubro de 2016 de O Vidroplano mostrou essa obra, está lembrado?
Ideia chave: selantes se tornaram elementos essenciais para estruturas que zelam pela transparência máxima.

Envidraçamento em camadas
Um conceito inovador foi mostrado por Martien Teich, da Seele. As closed cavity facades são fachadas duplas usadas em edifícios com grande necessidade de proteção térmica e sonora, além de oferecer total transparência. São feitas com um fechamento de vidro externo e outro interno. O espaço entre ambos os fechamentos é selado — o conceito é semelhante ao do vidro insulado. Assim, diminui a necessidade de manutenção, permitindo ainda a integração de elementos sombreadores.
Ideia chave: em fechamentos de vidro, não existe a necessidade de se ficar preso a conceitos antigos, os quais oferecem pouca eficiência energética.

Tomas LenkimasFotovoltaicos em fachadas aliam eficiência e estética
Como promover o equilíbrio entre a estética e a eficiência de fachadas de vidro com BIPV (painéis solares integrados à construção)? Erika Saretta, mestra-assistente da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça, indicou soluções arquitetônicas já existentes, além de apresentar opções de tratamento dos painéis para esse resultado. O assunto também foi abordado por Tomas Lenkimas. Chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da processadora Glassbel, ele apresentou a sede da empresa na Lituânia, com fachada dupla e uso de painéis fotovoltaicos, e também detalhou o desempenho do prédio em relação às expectativas, seu impacto ambiental, custos e aprendizados com o projeto.
Ideia chave: os fotovoltaicos precisam se tornar, cada vez mais, uma opção viável para arquitetos e engenheiros.

Controle da anisotropia
A anisotropia é uma característica óptica do vidro temperado que resulta em um efeito de manchas coloridas na superfície das chapas. Essa é uma característica do processo de têmpera que parecia ser impossível de evitar. No entanto, uma esperança nesse sentido foi divulgada. Em sua palestra, Francis Serruys, gerente-sênior da Saint-Gobain Glass Solutions, comentou sobre um equipamento capaz de visualizar e medir o nível de anisotropia dos vidros. Isso irá permitir o controle desse efeito até então pouco estudado.
Ideia chave: a busca pela qualidade do produto deve ser uma constante em nosso mercado.

Stephen Selkowitz‘Fachadas inteligentes’: a revolução na arquitetura
A evolução do uso do vidro em fachadas ao longo dos últimos anos foi o tema de Stephen Selkowitz, consultor do Lawrence Berkeley National Laboratory. Seu objetivo era entender quais fatores guiarão o envidraçamento nas próximas décadas. O conceito de “fachada inteligente” será uma constante cada vez mais presente, segundo Selkowitz, seja para oferecer conforto aos ocupantes de um edifício ou para fornecer energia (com a integração de painéis fotovoltaicos nas estruturas). Além disso, nosso material será encarado como um elemento dinâmico da construção, ao invés de algo estático. A maior aplicação de vidros tecnológicos já está se tornando uma realidade — um exemplo disso é que, neste ano, os vidros low-e, com baixa emissividade, representarão cerca de 90% da fatia de mercado nos EUA.
Ideia chave: o vidro deixou de ser um mero elemento de fechamento faz tempo.

A segurança dos laminados
Sandro Casaccio, da Kuraray, detalhou as diferentes formas de aplicação dos laminados, principalmente os com películas especiais de segurança. Além de apontar os benefícios de PVBs acústicos e quais estruturas podem receber esse tipo de vidro (como coberturas e claraboias), mostrou projetos ao redor do mundo, com destaque para três deles. No New York Pierhouse, em Nova York, o uso de laminado acústico permitiu a criação de uma fachada transparente em um empreendimento residencial. Também nos Estados Unidos, a Porsche Design Tower, localizada em Miami, possui o interlayer Ionoplast, produzido pela Kuraray, que é capaz de fazer o vidro resistir a furacões. Já o prédio da AIDA Entertainment Building, na Alemanha, ganhou PVBs coloridos, dando vida às cerca de quinhentas peças de vidro da fachada. Julia Schimmelpennnigh, da Eastman, que também falou sobre laminados em sua palestra, apresentou dados sobre testes realizados nesse tipo de vidro, chegando à conclusão de que o PVB estrutural é menos suscetível à delaminação e manchas nas bordas do vidro do que o PVB comum.
Ideia chave: interlayers especiais permitem aplicações diferenciadas do vidro laminado.

Vidro e a busca pelo diferente
Marcin Brzezicki, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Wroclaw (Polônia) abordou as tendências no design de fachadas transparentes. Para ele, os arquitetos agora buscam alternativas artísticas, próximas da escultura. Foram mostradas obras com inovações, como pele de vidro com formações geométricas tridimensionais e brises (quebra-sóis) com o material. Na edição de maio deste ano de O Vidroplano, foi citada a nova sede da empresa de cosméticos Natura, em São Paulo, que também ganhou brises envidraçados. A arquitetura nacional está de olho no que se torna padrão lá fora.
Ideia chave: nossas empresas devem trabalhar próximas de arquitetos e engenheiros para criar soluções de aplicação.

Fale com eles!
GPD — www.gpd.fi

Este texto foi originalmente publicado na edição 535 (julho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters