Vidroplano
Vidroplano

O retorno dos grandes painéis

20/07/2018 - 13h00

A 32ª edição da Casa Cor São Paulo, maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, encontra-se em seus últimos dias: aberta no dia 22 de maio, ela será encerrada em 29 de julho. E, se em anos anteriores o uso de vidros e espelhos foi mais pontual, em 2018 eles foram verdadeiros protagonistas no evento, com grandes painéis em aplicações tão diversificadas quanto chamativas.

Isso faz todo o sentido, uma vez que o tema da mostra este ano (Casa viva) tem o objetivo de ressaltar a harmonia entre o homem e a natureza — afinal, qual forma poderia ser melhor para isso do que produtos que permitem visibilidade plena do lado de fora ou que a refletem para o lado de dentro?

A seguir, veja alguns dos destaques envidraçados da Casa Cor 2018. E, se chegar ao final querendo mais, é só clicar aqui e conferir uma galeria cheia de fotos desses e outros ambientes!

Inclusão de toda a equipe
vp_templocoworking_opção1Um ambiente de trabalho acolhedor pode contribuir muito para o rendimento dos funcionários. E o Templo Coworking, de Camila Bevilacqua e Fernando Brandão, é o espaço perfeito nesse sentido, graças ao uso de peças variadas da Cebrace. Brises de laminados incolores 4+4 mm (foto) trazem o aproveitamento pleno da iluminação natural para os dias de Sol (se chover, eles bloqueiam a água devido às variações em seu espaçamento), enquanto espelhos prata 4 mm fazem o local parecer ainda mais extenso. Nosso material também se faz presente nas divisórias de temperado 8 mm nos dois lados da grande mesa, levando aos cubículos e à sala do café.

 

Sim, vidro e água combinam!
vp_cisternadedeca_opção2

Um dos ambientes mais grandiosos da mostra este ano sem dúvidas foi A Cisterna de Deca: projetada pelo escritório Tenório Studio, ocupava duas salas e uma área extensa entre elas. O uso do vidro foi tão grandioso quanto a área do local, incluindo uma parede com cascata artificial feita com um único painel incolor 10 mm (foto), com 3,7 m de largura e 4,5 m de altura! A vidraçaria Starke Glas foi responsável por essas e todas as outras aplicações do nosso material neste ambiente, incluindo o teto todo revestido com espelhos fumê 6 mm nas grandes rampas entre uma ala e outra, refletindo o espelho d’água com a logomarca da Deca logo abaixo.

 

Vista para dentro, calor para fora
vp_casadoescritor

A Casa do Escritor, elaborada por Jóia Bergamo, possui fachada toda feita com painéis de Vivix Performa (foto), vidro de controle solar lançado este ano pela Vivix. Além de integrar as áreas internas e externas do ambiente, o produto contribuiu para seu conforto térmico, bloqueando até 63% da entrada de calor.

 

Um só com a natureza
vp_refúgiourbano_opção2O Refúgio Urbano, de Marina Linhares, usou nosso material para uma integração plena entre o ambiente e a vegetação ao seu redor. Quase todo o fechamento do espaço foi feito com grandes painéis laminados 5+5 mm, da Cebrace, e houve ainda um piso com temperados laminados 10+10+10 mm, da mesma fabricante, permitindo apreciar as belas plantas abaixo do piso (foto). A instalação foi feita pela Vidro Laser.

 

Jogo de imagens com espelhos
nova_foto_MG_9673A Sala de Jantar, de Naomi Abe, usa Espelho Guardian prata 5 mm, fornecidos pela Silvestre Vidros, de forma bastante diferente. As paredes do ambiente são revestidas com esse material (foto). Porém, na frente delas, existem outras paredes, feitas de cerâmica, totalmente vazadas. Os buracos permitem ver os espelhos na parte de trás — com isso, um jogo de reflexões ajuda a ampliar o espaço.

 

O exterior dentro de casa
_MG_9288
Luz do Sol, ventilação e contato com a natureza: a Villa Olivo Todeschini, de João Armentano, baseia-se nessas características, alcançadas pelo abundante uso de vidro. Os dois lados do espaço contam com fechamentos de laminado incolor 4+4 mm (foto), ambos oferecendo vista para jardins. A suíte, que também recebe iluminação natural, tem painel de Reflect Guardian 4 mm com TV embutida, além de revestimento de Espelho Guardian 4 mm atrás da cama. Por fim, um armário com portas envidraçadas enfeita o closet. A instalação de nosso material ficou por conta da Artecor.

 

_MG_9476Grandiosidade em todos os cantos
O ambiente criado por Debora Aguiar, a Casa Cosentino, não é apenas um dos maiores da mostra, como também reúne diferentes aplicações envidraçadas (com matéria-prima da Cebrace, processada e instalada pela Cinex). Caixilhos pivotantes gigantes (foto), com laminado de Habitat neutro incolor 10 mm, estão instalados na saída para a piscina. Ao lado, uma grande sala tem espelhos extra clear 6 mm instalados nas paredes. Na entrada, a porta pivotante modelo Ampezzo Cadore recebe refletivo bronze. Na sequência, está a suíte, com porta revestida de acidato e espelho bronze 4 mm (mesma especificação das portas deslizantes da adega).

 

Vidro em todos os andares
casadorelogio2

Dado Castello Branco apostou no uso estrutural de nosso material para a Casa do Relógio. O térreo do ambiente ganhou fechamentos de laminados aplicados no sistema de correr para grandes vãos da Lumisystem chamado Onix Minimalista, feito de alumínio e com trilhos embutidos no chão (foto). Esses vidros foram fornecidos pela Guardian e processados pela Artecor. No 1º andar, além de um guarda-corpo de laminado que protege a sacada, o destaque são dois armários da linha Crystal Case, fabricado pela Ornare com vidro fumê lapidado.

 

Sofisticação com transparência
leriadbontempo2Antes de entrar no Le Riad Bontempo, de Roberto Migotto, o visitante já consegue apreciar uma grande instalação envidraçada: o sistema de correr que funciona como parede da cozinha (foto). Ali estão laminados de Habitat neutro incolor 10 mm — mesma especificação usada nas portas que dão para a piscina. No banheiro, mais aplicações: espelho 6 mm nas pias, temperado extra clear 10 mm no boxe e laminados 10 mm com PVB leitoso em divisórias. A Cebrace forneceu os materiais e a Vidroart os processou.

 

De São Paulo a Campinas
Outra mostra realizada no Estado de São Paulo foi a 23ª Campinas Decor, de 27 de abril a 16 de junho. O evento foi sediado na Fazenda Argentina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mais de quarenta ambientes, diversos deles trazendo o vidro como um material de destaque. Veja alguns deles a seguir:

vp_campinas-loftUm espaço batizado como Loft de Vidro não poderia deixar de marcar presença em O Vidroplano, certo? Assinado por Gal Nunes, ele é um sistema sustentável de 250 m² de área, construído em contêineres marítimos, todo revestido com peças de Habitat Neutro Incolor, da Cebrace, responsáveis pela redução da entrada de calor no ambiente e pela economia de energia de até 30%.

Ambientes IzildaVidros de controle solar também estavam no Estar do Restaurante, elaborado pelas arquitetas Izilda Moraes, Adriana Abdalla e Milene Ferrari. Nele, o uso do Habitat Refletivo Champanhe, da Cebrace, permitiu a redução de mais de 50% da entrada de calor, além de contribuir para um espaço confortável e aconchegante com a tonalidade escolhida para esse projeto.

vp_campinas-vidacãoJá no espaço Vida de Cão, do arquiteto Beto Tozi, um dos destaques é o vidro Aramado, da Saint-Gobain Glass, na área da suíte. Com ele, quarto e banheiro são divididos de forma a deixar o ambiente mais leve, permitindo a passagem de luz entre eles, sem deixar de conferir privacidade e segurança aos seus usuários.

Este texto foi originalmente publicado na edição 547 (julho de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters