Vidroplano
Vidroplano

Os alicerces para o mercado de amanhã

18/08/2016 - 10h19

Sei da dificuldade em enxergar o saldo positivo deste momento de baixa atividade do mercado vidreiro. Sem dúvida, entre esses resultados estão os ganhos de eficiência e os incrementos na produtividade das empresas. Mas vejo que estamos indo muito além disso, promovendo ações estruturais para o futuro desenvolvimento de nosso mercado. E um grande exemplo é a recente revisão da NBR 7199, a principal referência técnica de nosso setor.

Moderna e mais completa, a nova versão da norma irá melhorar a compreensão dos parâmetros de segurança do vidro na construção civil e será protagonista de uma série de atividades da Abravidro para a disseminação de conhecimento técnico. Ao mesmo tempo que produzimos as normas de que o País precisa, intensificamos sua divulgação, com a ampliação do programa de palestras em várias regiões do Brasil e a formação de novos conteúdos em nossos canais de comunicação. Nessa mesma linha, a NBR 7199 vidreira já faz parte das Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros de doze Estados brasileiros, com os quais temos contato contínuo na capacitação de oficiais. Além disso, permanecemos com as ações para incluir os parâmetros do vidro nas demais corporações.

O programa De Olho no Boxe é outro bom exemplo, pois busca habilitar os vidraceiros a fazer a manutenção periódica do produto e também conectar o cliente final às empresas cadastradas. E por falar em vidraceiro, este mês daremos o primeiro passo para um trabalho inovador e extremamente importante: ao invés de normalizar produtos, dessa vez faremos uma norma que vai definir o perfil ideal desse profissional. Na área de certificação, estamos formando parcerias com novos laboratórios e organismos certificadores, o que deve facilitar o acesso ao selo Inmetro nos temperados.

A produção das indústrias processadoras permanece importante. Como complemento à já consagrada Especialização Técnica, nas próximas semanas lançaremos mais um programa inédito. Dessa vez vamos quebrar todos os paradigmas e turbinar a área de Planejamento e Controle da Produção (PCP), numa proposta totalmente especializada no vidro plano, com sistemáticas de trabalho ainda desconhecidas por nossas empresas.

É a Abravidro cumprindo o seu papel, reunindo forças e criando oportunidades para construirmos os alicerces do mercado em que sonhamos atuar amanhã!

Este texto foi originalmente publicado na edição 524 (agosto de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters