Vidroplano
Vidroplano

Os embaixadores da transparência

03/09/2015 - 15h51

Alguns dos arquitetos que mais usam vidro no Brasil comentam benefícios e desafios de aplicação e falam sobre a relação com o setor vidreiro

Como se sabe, a cadeia produtiva vidreira trabalha no desenvolvimento de novos produtos, mas esses esforços trazem resultados apenas quando os usuários conhecem as novidades e passam a desejá-las. É nessa etapa que os arquitetos desempenham papel fundamental, atuando como influenciadores no consumo de nosso material. Oscar Niemeyer, ícone da arquitetura nacional e um dos precursores no uso do vidro, valorizou o produto em vários de seus projetos, como a Catedral Metropolitana de Brasília eo Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.A Casa de Vidro, construída em1951 pela arquiteta modernista LinaBo Bardi, também se destaca.
Em todo o mundo, o relacionamento entre arquitetos e indústria vidreira é marcado por desafios, como mostramos na reportagem Vidreiros são de Marte, arquitetos são de Vênus (edição 398 de O Vidroplano), em fevereiro de 2006. Lá, os entrevistados apontavam como principais dificuldades o não cumprimento de prazos, o excesso de conservadorismo nos produtos oferecidos e a falta de consultoria para projetos.
Quase dez anos depois, nossa equipe conversou com arquitetos notabilizados pela valorização do vidro para saber o que os motiva a utilizá-lo em seus projetos. A seguir, você confere seus depoimentos e cases, e ações do setor para motivar o crescimento do uso do vidro na arquitetura.

Siegbert Zanettini
Coordenador-geral e responsável técnico da Zanettini Arquitetura
Arquiteto e urbanista, Siegbert Zanettini considera-se o autor do primeiro projeto no País com vidros temperados, em São Paulo, há mais de cinquenta anos. Ele afirma ter uma ótima relação com o setor vidreiro, já tendo trabalhado com várias fabricantes, processadoras e instaladoras de vidro em suas obras.

Avanços transparentes
“Nos últimos dez anos, houve uma sensível melhora nas linhas do mercado vidreiro, com o lançamento de produtos com qualidades térmicas e acústicas”, comenta o arquiteto, destacando o surgimento de soluções como películas especiais para laminação e persianas internas para vidros duplos.

Cuidados na escolha
Zanettini alerta, em vários artigos técnicos, que é fundamental especificar os vidros corretos para qualquer obra. Isso evita erros como a colocação de vidros escuros em fachadas que receberão grande carga térmica do Sol. “O vidro, quando mal-utilizado, torna-se um problema e não uma solução”, afirma.

“Um dos cases mais emblemáticos do meu escritório com vidros foi o Hospital Mater Dei Contorno, em Belo Horizonte, com área de 70 mil m²”, conta Zanettini. A fachada do edifício leva painéis unitizados de laminados azuis de controle solar, processados pela GlassecViracon. “Tivemos grande auxílio da Cebrace nesse projeto para a especificação do vidro e definição da película intermediária”, informa.

Atualmente, a Zanettini Arquitetura trabalha na obra da Graded School, no bairro do Morumbi, em São Paulo. A escola terá várias coberturas de laminados incolores com aplicação de serigrafia nos pátios, descortinando as áreas verdes e permitindo o aproveitamento da luz natural.

Roberto Aflalo Filho
Sócio-diretor da Aflalo/Gasperini Arquitetos
O escritório Aflalo/Gasperini é uma referência nacional na aplicação de vidros em fachadas de grandes edificações. Vários de seus projetos fizeram uso do material para obras de arquitetura sustentável, como os edifícios Eco Berrini e Jatobá, em São Paulo: em ambos, além da estética, o vidro também contribui para o controle térmico do ambiente.

Problemas na especificação
Uma das dificuldades no trabalho com o vidro apontadas por Aflalo Filho é que as amostras consultadas nem sempre permitem averiguar de forma detalhada o resultado do material que foi especificado. “A cor pode parecer mais ou menos intensa e o grau de reflexão da luz nem sempre é perceptível nas amostras. Com isso, muitas vezes, não conseguimos obter exatamente o que era pretendido”, explica o arquiteto.

Preferências
Aflalo Filho comenta ainda que, para cada projeto de seu escritório, busca-se o tipo mais adequado de vidro, considerando-se o tripé custo, estética e desempenho em relação a ganho de calor e entrada de luminosidade. “Costumamos trabalhar com vidros sem cores muito acentuadas, na maioria das vezes laminados. Gostamos também de insulados, indicados pelos consultores para áreas com maior variação térmica, como no Sul do Brasil.”

“Um projeto de destaque da Aflalo/Gasperini em relação ao uso do vidro é o do Eldorado Business Tower”, conta Aflalo Filho. A parte transparente da fachada é composta por vidros baixo-emissivos, com baixa reflexão de luz. A parte opaca também é composta por painéis de vidro, com pintura branca serigrafada na parte interna. “Essa edificação foi a primeira da América Latina a obter certificação ambiental Leed na categoria Platina.”

Brunete Fraccaroli
Proprietária do Brunete Fraccaroli Arquitetura e Design
Ano após ano, a arquiteta Brunete Fraccaroli surpreende com aplicações amplas e criativas do vidro, sejam em obras residenciais ou comerciais — caso da loja da processadora Penha Vidros, em São Paulo —, sejam participando de mostras como a Casa Cor São Paulo. Para a arquiteta, o material oferece inúmeras qualidades e pode ser aplicado de diversas formas, muitas delas inusitadas.

Saindo do lugar-comum
“Desde que comecei na arquitetura, sempre me preocupei em utilizar o potencial máximo do vidro. Porém, no começo, tive dificuldade de encontrar quem beneficiasse e instalasse com a qualidade de que eu precisava”, conta Brunete. “Comecei a buscar parcerias com pessoas e empresas que, como eu, estavam dispostas a inovar. Consegui isso por ter cara e coragem de ir atrás e por ter encontrado fornecedores com a mesma visão.”

Transparência, tecnologia e cores
Material que permite a entrada de luz natural e a integração do interior da obra, o vidro, segundo a arquiteta, tem recebido vários avanços tecnológicos também nessa área, “como os autolimpantes e os de controle solar — e, atualmente, o mercado disponibiliza vidros de várias cores, algo que valorizo em meus projetos.”

Um produto, inúmeras possibilidades
Uma das principais qualidades do nosso material, destaca Brunete, é sua versatilidade: pode ser aplicado em fechamentos, peças de design, divisórias, mesas laterais, acessórios e espelhos. Ele pode ser tanto um complemento da decoração como parte da própria estrutura da obra.

O Jardim de Vidro, desenvolvido pela arquiteta para a Casa Cor São Paulo 1999, chegou a ser citado no jornal The New York Times. “Foi um grande desafio por ser um espaço todo de vidro, processado pela Penha Vidros. Nele, foi possível mostrar todas as características do material, principalmente a transparência, com a passagem de luz através das paredes, forro e vigas do ambiente.”

Eduardo Petry
Proprietário do Eduardo Petry Escritório de Arquitetura
Arquiteto e urbanista, Eduardo Petry afirma que o vidro chama sua atenção desde os tempos da faculdade. Esse interesse se reflete em seus projetos, sejam residenciais, institucionais ou comerciais: um dos mais recentes é conhecido como Glass House Curitibana, uma casa de vidro.

Transparência segura
Petry destaca a relação externa/interna obtida pelo uso do vidro entre suas qualidades. “Poder perceber o exterior e, mesmo assim, sentir a sensação de segurança de se estar protegido é única.”

Avanços do setor vidreiro no Brasil
“Com a visibilidade internacional que o País atingiu nos últimos anos, o mercado absorveu novas tecnologias, superando muitos dos obstáculos que eram encontrados no trabalho com vidro até então”, considera o arquiteto e urbanista.

Atualmente, o escritório de Petry está desenvolvendo o projeto da Glass House Curitibana: nela, o vidro proporciona ao espaço não só integração com o exterior, mas também conforto térmico. “A cobertura dos espaços de lazer foi feita com laminados de 10 mm de espessura”, conta — a fachada é composta por temperados protegidos por películas especiais para retenção do calor interno.

Sérgio Athié
Sócio-diretor do Grupo Athié Wohnrath
O Grupo Athié Wohnrath destaca-se pelo uso do vidro principalmente em interiores. Seu trabalho já foi apresentado em edições das mostras Casa Cor São Paulo e Casa Cor Trio.

Barreiras do mercado
Para Athié, a maior dificuldade no trabalho com o vidro é a restrição do mercado: “Apesar do crescimento na fabricação e na aplicação do vidro no Brasil, a demanda pelo material ainda é limitada no País”, explica. “Por isso, elaborar soluções específicas para projetos acaba sendo muito mais caro e inviável do que em outros países.”

Vidro em interiores
“Usamos vidros para várias soluções dentro de escritórios”, aponta o arquiteto. A Athié Wohnrath trabalha com vidro não só em divisórias, mas também em pisos e revestimentos de paredes. Utiliza ainda vidros serigrafados ou coloridos em alguns projetos, “pelo aspecto visual que eles agregam ao espaço”.

Embora o trabalho da Athié Wohnrath com vidro seja principalmente em interiores, há obras em que o escritório cuidou da parte externa, como a fachada de vidro do Centro de Tecnologia da General Electric, no Rio de Janeiro. Internamente, o trabalho na sede da Setin, em São Paulo, utilizou temperados 10 mm nas divisórias e portas, além de temperados 6 mm em lousas e no balcão de recepção.

Os avanços já conquistados
Da publicação da reportagem Vidreiros são de Marte, arquitetos são de Vênus, de 2006 até hoje, o setor vidreiro trabalhou duro para derrubar as barreiras que atrapalhavam o trabalho com os arquitetos. Os esforços deram resultado: todos os profissionais entrevistados elogiaram a atuação das fabricantes, processadoras e instaladoras nos dias atuais para proporcionar melhor atendimento e mais opções de produtos. Algumas empresas relataram exemplos de como nosso setor tem promovido essa aproximação:

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO
As empresas têm formado equipes de vendedores, arquitetos e profissionais de marketing preparados para atender qualquer solicitação do mercado, como conta a Divinal Vidros (São Paulo, SP).

PRODUTOS DIFERENCIADOS
A aproximação com os arquitetos faz com que as empresas desenvolvam novos produtos com base em seu feedback. É o caso dos mais recentes da linha SunGuard, da Guardian, e do Cool Lite SPN 114, da Cebrace.

INFORMAÇÕES AO ALCANCE DE UM CLIQUE
Hoje, as empresas disponibilizam com maior facilidade suas informações técnicas em sites e guias, como faz a PKO do Brasil (Mogi das Cruzes, SP). O objetivo é facilitar a especificação dos produtos.

MÍDIAS SEGMENTADAS
Lançamentos podem ser apresentados em mídias voltadas aos especificadores, como faz a Saint-Gobain Glass. Já a TTR Vidros (Três Rios, RJ) divulga trabalhos que usam seus produtos em redes sociais e mídia impressa.

CONTATO DESDE A FORMAÇÃO
Várias empresas apresentam o vidro desde a formação dos profissionais. A Viminas (Serra, ES) leva alunos de arquitetura, design de interiores e engenharia civil para conhecer sua fábrica e aplicações do vidro na construção civil.

Formando os próximos embaixadores
Parte do desafio na aproximação dos arquitetos com o vidro envolve a inclusão do material na própria formação desses profissionais. Iniciativas já vêm sendo tomadas: a Abravidro, por exemplo, desenvolve módulos voltados ao vidro em cursos de extensão em instituições de Ensino Superior, como a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade São Judas Tadeu. “Os alunos participam de aulas com conteúdo específico, o que possibilita a aplicação do vidro nos projetos acadêmicos e, futuramente, nos trabalhos profissionais”, comenta a professora Erika Ciconelli de Figueiredo, do curso de arquitetura e urbanismo da Mackenzie.
Para levar as novidades do vidro aos arquitetos que já atuam no mercado, fabricantes, processadoras e associações vidreiras regionais ministram treinamentos especiais. “É importante que os produtores do material demonstrem sua técnica, uso e aplicação”, destaca Mônica Dolce, professora do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Fiam-Faam. “Acredito que isso contribui para a disseminação do vidro na arquitetura de forma consciente e adequada.”

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
Aflalo/Gasperini — www.aflalogasperini.com.br
Athié Wohnrath — www.athiewohnrath.com.br
Brunete Fraccaroli — www.brunetefraccaroli.com.br
Cebrace — www.cebrace.com.br
Divinal Vidros — www.divinalvidros.com.br
Eduardo Petry — www.eduardopetry.arq.br
Fiam-Faam — www.fiamfaam.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Mackenzie — portal.mackenzie.br
PKO do Brasil — www.pkodobrasil.com.br
Saint-Gobain Glass — br.saint-gobain-glass.com
TTR Vidros — www.ttrvidros.com.br
Viminas — www.viminas.com.br
Zanettini Arquitetura — www.zanettini.com.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters