Vidroplano
Vidroplano

Outro grande trabalho: revisão da ‘7199’

10/09/2015 - 11h48

Alexandre_pestana_EditorialMotivo de muito orgulho para todo o segmento vidreiro, o ABNT/CB-37 (Comitê Brasileiro de Vidros Planos), sediado na Abravidro, desenvolve, desde o mês de junho, mais um grande trabalho: a revisão da NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Considerada a norma mais importante de nosso setor, a 7199, como é conhecida, determina os parâmetros para as especificações dos vidros no País.

Para essa importante tarefa, reconhecidos especialistas, das mais diversas áreas, estão dando suas contribuições, as quais resultarão num texto com novas referências de aplicação e informações apresentadas de forma mais simples e clara. Assim, a expectativa é de que seus conceitos sejam absorvidos mais amplamente pelo mercado. Enquanto isso, tem ganhado espaço em mídias setoriais o relato de acidentes graves envolvendo vidros aplicados em desacordo com a norma vigente, despertando também muita especulação e declarações infundadas sobre o tema. Por isso, é preciso enfatizar: se o texto atual, publicado em 1989, fosse totalmente seguido, tais acidentes não teriam ocorrido. É difícil admitir, mas 26 anos depois, alguns parâmetros básicos de segurança ainda deixam de ser cumpridos por profissionais malpreparados e também por construtores que abrem mão da segurança para reduzir custos da obra.

Do outro lado, enquanto os dois elos da indústria vidreira investem pesado em tecnologia para tornar os vidros de segurança cada vez mais acessíveis, as entidades de classe de nosso segmento têm ampliado muito as ações em torno da 7199. Por parte da Abravidro, temos feito gestões junto ao Corpo de Bombeiros para sua regulamentação em muitos Estados e dezenas de palestras anuais em várias regiões do Brasil aos mais diversos públicos, entre outras ações de conscientização.

O fato é que o uso do vidro cresceu muito nos últimos 25 anos e a NBR 7199 contribuiu bastante para que o produto ganhasse espaço como material que proporciona segurança, sofisticação e limpeza aos seus usuários. Agora, o mercado precisa se preparar para um novo ciclo de crescimento e será excelente contarmos com uma versão atualizada dessa norma tão importante para nosso setor. Portanto, cabe a cada integrante da cadeia produtiva vidreira concentrar esforços para que sua aplicação seja cada vez mais plena e constante em nosso cotidiano profissional.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters