Para crescer de verdade em 2017
16/12/2016 - 16h45
Escrito por Márcio Roberto Andrade
Um planejamento estratégico é como um guia para a empresa chegar aonde deseja. Mas não é moldado apenas de boas ideias e precisa ser periodicamente avaliado, para que correções e melhorias sejam realizadas. Quanto mais você demorar a definir seus planos para 2017, mais difícil será crescer. Por isso, fique atento a estas dicas:
1. Comece olhando para 2016
Faça algumas perguntas a si mesmo.
- As metas estabelecidas foram concretizadas no ano?
- Os resultados alcançados foram satisfatórios?
- Sua relação com o cliente e o mercado ocorreu da forma prevista?
- O que faria diferente daquilo que foi realizado?
2. Identifique seu potencial e suas limitações
Verifique o quão competitiva a sua empresa está no momento e o que pode ser feito para destacá-la no mercado. Use a análise SWOT (em português, FOFA — Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
3. Aprenda com a concorrência
Atenção ao benchmarking, uma comparação com a concorrência. O objetivo não é copiar ideias, mas sim aprender com elas.
4. Faça projeções de mercado
Mesmo empresas pequenas não devem ignorar questões como inflação, câmbio, juros. Será o próximo ano um bom momento para tomar empréstimo? As taxas ficarão mais atrativas ou pesadas?
5. Construa um orçamento
Um orçamento empresarial bem-construído, com previsão de receitas, despesas e necessidade de capital de giro, será decisivo para o estabelecimento de prioridades.
6. Defina metas
Seja realista: ainda que sonhar alto seja positivo, a concretização exige pés no chão.
São exemplos de possíveis metas:
- Aumentar o faturamento em 25%
- Lançar um novo produto no mercado
- Conquistar um maior market share (fatia de mercado)
- Reduzir custo fixo em 10%
- Quitar empréstimos e não contratar novos
7. Envolva a equipe
Todos devem ser informados sobre as metas e devem participar da sua construção.
Fale com eles!
Márcio Roberto Andrade tem formação nas áreas de computação, gerenciamento de projetos e gestão financeira. É controller na startup ContaAzul. www.contaazul.com
Este texto foi originalmente publicado na edição 528 (dezembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- AGC anuncia expansão de sua divisão automotiva
- Morre Hermes Bortolotti, fundador da Estrela Vidros (ES)
- Abravidro levará associados para visita exclusiva ao Sampa Sky
- VidroCast: está no ar a entrevista com o presidente Rafael Ribeiro
- Aquecimento para a Glass 2024 revela novidades para a feira
- Guardian alerta sobre falsos representantes e parceiros