Vidroplano
Vidroplano

Para crescer de verdade em 2017

16/12/2016 - 16h45

Escrito por Márcio Roberto Andrade

Um planejamento estratégico é como um guia para a empresa chegar aonde deseja. Mas não é moldado apenas de boas ideias e precisa ser periodicamente avaliado, para que correções e melhorias sejam realizadas. Quanto mais você demorar a definir seus planos para 2017, mais difícil será crescer. Por isso, fique atento a estas dicas:

1. Comece olhando para 2016
Faça algumas perguntas a si mesmo.

  • As metas estabelecidas foram concretizadas no ano?
  • Os resultados alcançados foram satisfatórios?
  • Sua relação com o cliente e o mercado ocorreu da forma prevista?
  • O que faria diferente daquilo que foi realizado?

2. Identifique seu potencial e suas limitações
Verifique o quão competitiva a sua empresa está no momento e o que pode ser feito para destacá-la no mercado. Use a análise SWOT (em português, FOFA — Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

3. Aprenda com a concorrência
Atenção ao benchmarking, uma comparação com a concorrência. O objetivo não é copiar ideias, mas sim aprender com elas.

4. Faça projeções de mercado
Mesmo empresas pequenas não devem ignorar questões como inflação, câmbio, juros. Será o próximo ano um bom momento para tomar empréstimo? As taxas ficarão mais atrativas ou pesadas?

5. Construa um orçamento
Um orçamento empresarial bem-construído, com previsão de receitas, despesas e necessidade de capital de giro, será decisivo para o estabelecimento de prioridades.

6. Defina metas
Seja realista: ainda que sonhar alto seja positivo, a concretização exige pés no chão.
São exemplos de possíveis metas:

  • Aumentar o faturamento em 25%
  • Lançar um novo produto no mercado
  • Conquistar um maior market share (fatia de mercado)
  • Reduzir custo fixo em 10%
  • Quitar empréstimos e não contratar novos

7. Envolva a equipe
Todos devem ser informados sobre as metas e devem participar da sua construção.

Fale com eles!
Márcio Roberto Andrade tem formação nas áreas de computação, gerenciamento de projetos e gestão financeira. É controller na startup ContaAzul. www.contaazul.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 528 (dezembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters