Vidroplano
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Por que melhorar o marketing de serviços?

21/11/2017 - 17h43

Escrito por Laércio Pimentel

Todos nascem com alguma habilidade que nos faz diferentes uns dos outros. Com as empresas é a mesma coisa. Fabricantes de produtos, por mais comuns que pareçam, têm diferenças cruciais em um único ponto: o serviço que prestam ao seu cliente.

Quer dizer que se colocar pessoas bem-humoradas e entendidas no assunto para atender o consumidor, terei fidelidade para sempre? Não. O marketing de serviço não é apenas a cereja do bolo, mas, sim, uma série de ingredientes muitas vezes não vista, mas que dá o sabor especial ao prato e o torna irresistível.

Lembre-se de que:

– Uma empresa precisa garantir que a comunicação também seja um ingrediente importante nessa composição final. O marketing de serviços é uma fonte poderosa para acelerar a percepção sobre as qualidades de seu produto;
– Esse conceito não pode ficar restrito à ponta final de apresentação do produto. Deve acontecer no início da venda, durante, no fim e, principalmente, no pós-venda;
– Uma empresa não se garante pelo lucro que gera, mas, sim, pela satisfação e gama de clientes que conquista. Deve-se ter humildade para lidar com a realidade de mercado e instaurar novos modelos de serviços;
– É sempre bom lembrar que o cliente insatisfeito é catalisador de campanhas que podem fazer estragos na imagem e no faturamento de qualquer organização.

Como diria a vovó: dinheiro não aceita desaforo. Acrescento: nem o cliente.

Laércio out3 2012 cópiaLaércio Pimentel
Jornalista, profissional de marketing e propaganda, consultor em comunicação e sócio-diretor da KFL Comunicações (www.kflcomunicacoes.com.br).

Este texto foi originalmente publicado na edição 539 (novembro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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