Vidroplano
Vidroplano


6º Qualifique e Sirva-se, da Ascevi-SC, tem foco em normas técnicas

25/07/2016 - 18h18

No último sábado, 23 de julho, os vidreiros catarinenses desfrutaram de mais um Qualifique e Sirva-se em Florianópolis. O treinamento na região já está em sua 6ª edição e é organizado pela Associação Catarinense de Empresas Vidreiras (Ascevi).

Os 155 participantes foram recebidos pela Ascevi na Associação Atlética Banco do Brasil, no sábado de manhã, para as palestras dos patrocinadores Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix. A preleção principal ficou por conta de Vera Andrade, coordenadora-técnica da Abravidro, com o tema Normas Técnicas, oportunidades de mercado para os vidraceiros.

Vera incluiu em sua palestra a elaboração das normas e os procedimentos adotados pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (CB-37), sediado na Abravidro. Além disso, ela apresentou as aplicações do vidro na construção civil, previstas na norma NBR 7199, texto que passou por revisão e foi publicado na semana passada. “É importante lembrar que não basta especificar o tipo de vidro correto, é preciso fixá-lo de forma que atenda ao requisito de desempenho do sistema, além de seguir as orientações da norma para calcular a espessura certa do vidro”, enfatizou a coordenadora-técnica.

Outras normas de aplicação foram de igual modo lembradas por Vera, incluindo a referente aos boxes de banheiro (NBR 14.207). Além disso, a palestrante divulgou no encontro o programa De Olho no Boxe, recém-lançado pela Abravidro — site, vídeo com orientações sobre a manutenção preventiva e outros materiais. Os participantes se mostraram curiosos com as novidades do setor, principalmente com a “nova 7199” e com os próximos passos que o CB-37 tomará para desenvolver a norma para vidraceiros.

A associação catarinense arrecadou 150 quilos de alimentos não perecíveis para serem doados a duas entidades beneficentes da Grande Florianópolis. Rafael da Motta, presidente da Ascevi, comenta: “A participação do público justifica a realização de eventos como esse. Estamos fazendo um evento cada vez mais acessível. Os vidraceiros e os funcionários assistem às palestras sobre temas que podem usar no dia a dia, atendendo melhor o seu cliente. Estamos muito satisfeitos com o Qualifique e Sirva-se”.

Ao final, a tradicional feijoada foi servida aos participantes, transformando o ambiente em um lugar de confraternização.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters