Vidroplano
Vidroplano


ABNT reformula normas do setor vidreiro

15/01/2009 - 00h00

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou, recentemente, a revisão de duas normas. Em 8 de dezembro de 2008, foi publicado o texto da NBR 14696 – Espelhos de prata. Em 6 de janeiro de 2009, foi a vez de a NBR 14207 – Boxes para banheiro fabricados com vidros de segurança. Ambos os trabalhos foram realizados pelo ABNT/CB-37, o Comitê Brasileiro de Vidros Planos, sediado na Abravidro.


A NBR 14696, sobre espelhos de prata, teve toda sua parte de requisitos reestruturada por meio de tabelas, tornando mais fácil a localização das informações. São três tabelas: a primeira, para qualidade das bordas e tolerâncias dimensionais; a segunda, para defeitos lineares e pontuais e a última, para os ensaios.


Em relação à NBR 14207 – Boxes para banheiro fabricados com vidro de segurança, a principal mudança em relação à antiga versão é a inclusão de novos requisitos não focados no tipo de material, mas sim no seu desempenho. O ensaio de impacto passou a fazer parte do corpo da norma. Outra alteração é a inserção da película de segurança para o vidro temperado, com instruções sobre como ela deve ser instalada, informações sobre o tempo de cura e um ensaio específico para garantir o desempenho do produto. Foram incluídos também dois textos, o Anexo A, que é normativo e trata de requisitos para o projeto do boxe, e o Anexo B, que apresenta informações úteis sobre a instalação do boxe.


As novas versões da NBR 14696 e NBR 14207 estão disponíveis para consulta na Abravidro. Os interessados em adquiri-la também podem entrar em contato com a ABNT. Clique aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters