Vidroplano
Vidroplano


Abravidro apresenta normas técnicas na Arena de Gestão e Tecnologia

09/06/2016 - 20h04

Vera Andrade, coordenadora-técnica da Abravidro, realizou uma das palestras do segundo dia de atividades na Arena de Gestão e Tecnologia, espaço da Glass South America dedicado à discussão de temas sobre inovação, tecnologia e gestão de negócios para o setor vidreiro. A apresentação, cujo tema foi Normas técnicas – oportunidades de mercado para os vidraceiros, abordou desde os procedimentos de trabalho do Comitê Brasileiro de Vidros Planos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-37) até algumas determinações presentes nas principais normas relativas ao vidro.

Vera explicou que uma norma técnica é o documento que regulamenta um determinado produto ou serviço, cujo cumprimento é uma obrigação prevista no Código de defesa do consumidor, e lembrou que seu conhecimento transmite confiança para o cliente.

A primeira norma apresentada por Vera foi a NBR 7199 – Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil. Seu texto determina o vidro adequado para cada tipo de vão ou instalação, explica os cálculos que devem ser feitos para sua especificação e detalha os procedimentos para sua aplicação. Dentre os exemplos apresentados, ela alertou que, para instalações em guarda-corpos, apenas vidros laminados ou aramados podem ser utilizados, para garantir que, em caso de quebra, o sistema proteja o usuário contra a queda.

A coordenadora-técnica da Abravidro observou ainda que a falta de conhecimento das normas técnicas já causou vários acidentes, comprometendo a imagem do vidro na mídia como um material seguro e recomendável para obras. Nesse sentido, ela também lembrou que não basta especificar o tipo de vidro correto: é preciso fixá-lo de forma benfeita e seguir as orientações da norma para calcular a espessura correta do vidro.

A outra norma destacada por Vera foi a NBR 14207 – Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança. Em relação a essa, ela enfatizou o trabalho da Abravidro com o programa De Olho no Boxe, cujo objetivo é levar os conhecimentos presentes nessa norma para toda a sociedade. O primeiro passo do programa foi o lançamento do Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, que os vidraceiros podem imprimir e devem entregar a seus clientes. O passo atual, destacou, é o site do programa, lançado esta semana durante a Glass South America. O portal traz informações sobre a NBR 14207, lista cursos de capacitação e permite o cadastro de vidraçarias, entre vários outros conteúdos.

O Vidroplano também teve seu espaço na palestra: Vera sugeriu que se acompanhe sempre a seção “Para Sua Vidraçaria”, na revista desde janeiro, com informações e dicas para os vidraceiros nos mais diversos tipos de instalação.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters