Vidroplano
Vidroplano


Abravidro empossa nova diretoria, com José Domingos Seixas como presidente

20/05/2017 - 13h03

Em solenidade realizada na noite dessa sexta-feira, 19 de maio, a Abravidro empossou oficialmente a sua diretoria-executiva para o triênio 2017-2020. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.

O industrial José Domingos Seixas, da Cyberglass, de São Paulo, é o novo presidente da associação. Ele substitui o mineiro Alexandre Pestana, que lidera a Abravidro desde 2011, por dois mandatos consecutivos. Oficialmente, a nova diretoria assume seu posto a partir de 1 de junho.

Despedindo-se da presidência, Alexandre Pestana relembrou em seu discurso que viveu momentos distintos em seu mandato – do incrível aumento do consumo de vidros planos no começo da década de 2010 à retração do mercado nos últimos anos. Ele ressaltou que, em meio à crise econômica, a associação focou esforços em três pilares distintos: técnico (com a elaboração de importantes normas, aumento do relacionamento com os bombeiros de vários Estados e oferecimento de treinamentos às empresas), tributário e na organização da cadeia produtiva – sobre os dois últimos, leia mais a seguir e também aqui.

O mandatário fez questão de agradecer ao apoio que teve de todos os elos do setor. Em sua conclusão, falou sobre seu sucessor: “José Domingos Seixas é um dos mais autênticos diretores que a Abravidro já teve. Nascido no vidro, carrega a tradição de uma empresa com mais de noventa anos de atuação e chega à nossa liderança com o apoio de toda a classe”.

Em seu discurso de posse, Domingos explicou que, em um momento difícil para o mercado, ele poderia se distanciar ou até se omitir das questões associativistas vidreiras. “Mas quem me conhece de perto sabe que omissão não costuma ser uma alternativa de conduta. Ciente do compromisso que isso representa, é com muita satisfação que assumo a presidência da maior entidade vidreira do Brasil”, afirmou.

Ele anunciou que seu mandato será marcado por um novo modelo de gestão colaborativa e compartilhada. “A Abravidro cresceu tanto que concluímos que nossas ações não podem se restringir à disponibilidade do principal líder”, explicou. Por isso, os vice-presidentes (Emerson Arcênio, Rafael Gustavo Araújo Ribeiro e Alexandre Pestana) também participarão da supervisão dos projetos, melhorando ainda mais a capacidade de resposta da Abravidro às demandas do mercado.

Abravidro anuncia importantes medidas
Muito mais do que uma noite de solenidade protocolar, o evento de ontem foi marcado por importantes posicionamentos anunciados pela Abravidro para auxiliar a indústria de transformação diante das atuais dificuldades.

Os pleitos citados por Domingos e Pestana – leia a reportagem exclusiva com detalhes sobre as medidas anunciadas – passam pela melhoria no regime de distribuição de vidros por parte da usina de base, pela neutralização do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) do vidro por parte do governo e pelo foco na regulamentação do setor, a fim de alcançar a sustentabilidade do crescimento. “Na luta pela sobrevivência, chegamos a um ponto em que estão vencendo aqueles mais dispostos a corres riscos e não os mais competentes, algo que não podemos admitir”, disse Pestana.

Domingos complementou em seu discurso: “Já foi o tempo em que cada elo da cadeia produtiva trabalhava isoladamente. Já foi o tempo em que as indústrias de base eram as poderosas ditadoras do mercado, cabendo aos processadores curvarem-se às decisões de seus fornecedores. Já foi o tempo em que os vidraceiros se achavam cidadãos de segunda classe. Entramos no século 21 e, nessa nova era, o compartilhamento e o trabalho conjunto passaram a ser essenciais”.

Espaço para surpresas e emoção
A Abravidro, definitivamente, prepara-se para um novo ciclo, tanto em sua presidência como na superintendência. Por esse motivo, a solenidade de posse reservou momentos de homenagens e também de emoção.

Alexandre Pestana recebeu da associação o livro Sem medo de obstáculos, com todos os editoriais assinados na revista O Vidroplano e discursos feitos ao longo de seus dois mandatos, e também o álbum Retratos da presidência, com fotos de eventos e bastidores clicadas no período. Além disso, cada membro da diretoria do triênio 2014-2017 recebeu peças de cristal com suas imagens gravadas em três dimensões.

A superintendente Celina Araújo, que deixará a Abravidro no dia 30 de junho após catorze anos, também foi surpreendida. Além de ser homenageada nos discursos de Pestana e Domingos, recebeu uma revista estilizada (A Dama de Vidro) que conta sua atuação na Abravidro e a importância que teve para o crescimento da entidade. Celina, vale lembrar, é jornalista e editora de O Vidroplano.

Nova superintendente
O evento foi propício ainda para a apresentação da nova superintendente da Abravidro, a jornalista brasiliense Iara Bentes. Domingos explicou que ela tem passagens pelo Ministério da Educação, Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e pelo setor farmacêutico. “Após um processo seletivo bastante criterioso, encontramos na Iara as características e qualidades fundamentais para que a Abravidro continue tendo uma trajetória de sucesso”, explicou o novo presidente.

Diretoria da Abravidro para o triênio 2017-2020
Presidente
José Domingos Seixas

1º vice-presidente
Emerson Arcênio

2º vice-presidente
Rafael Gustavo Araújo Ribeiro

3º vice-presidente
Alexandre Pestana da Silva

Diretor-tesoureiro
Alfredo dos Anjos Martins

Diretor-tesoureiro
Marcus Aurelius de Andrade Pezotti

Diretores
Adiney Jaime de Oliveira
Antônio Skardanas
Luiz Carlos Mossin
Maurício Silva Ribeiro
Rafael Nandi da Motta
Ricardo de Oliveira
Rogério Eduardo Ferreira de Oliveira
Vinícius Silveira Marques
Vítor Maione Samos
Walter Luiz Araújo Guarino

Conselho Fiscal
Leonardo Bráz Vieira Santos
Rosemari Bremm Oliveira
Sandro Henrique Rensi

Suplente Conselho Fiscal
João Roberto Musumeci
Victor Villas Casaca
Arisson Rodrigues Ferreira



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters