Vidroplano
Vidroplano


Abravidro participa de série de palestras da Ascevi-SC para universitários

03/05/2016 - 17h20

De 25 a 28 de abril, a Associação Catarinense das Empresas Vidreiras (Ascevi) organizou nada menos que cinco palestras. Realizadas em universidades de quatro cidades no Estado de Santa Catarina, as apresentações, cujo tema foi O vidro na construção civil, foram realizadas por Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro.

No dia 25, o evento foi no campus da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), na cidade de Tubarão. No dia seguinte, foi a vez da Unisul de Palhoça, enquanto duas palestras foram feitas no dia 27: uma na Universidade Regional de Blumenau (Furb), na cidade de mesmo nome, e outra na unidade da Universidade Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), em Joinville. Essa cidade também recebeu a última apresentação, no dia 28, em seu campus da Universidade da Região de Joinville (Univille). No total, mais de quinhentas pessoas assistiram às apresentações, principalmente estudantes de arquitetura, design de interiores, edificações e engenharia civil — mas também houve a presença de profissionais do setor vidreiro.

Nas palestras, Clélia falou sobre os vidros de segurança (laminado, temperado e aramado) e os resistentes ao fogo (para-chamas e corta-fogo), enfatizando que os primeiros não possuem resistência ao fogo. A consultora também apontou as principais exigências presentes na NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil, além de abordar as normas específicas para envidraçamento de sacadas, instalação de guarda-corpos e de espelhos.

Para Clélia, é essencial reforçar para os futuros profissionais especificadores do vidro a importância da normalização para a escolha e instalação do vidro correto e do sistema de ferragens como um todo. Atividades nesse sentido têm sido promovidas pela Ascevi nas principais regiões de Santa Catarina desde o ano passado — e a entidade tem planos de expandir seus eventos para outras universidades futuramente.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters