Vidroplano
Vidroplano


Abravidro se reúne com Corpo de Bombeiros da PB e PE

30/03/2016 - 19h29

No dia 29 de março, a consultora de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, esteve em Goiana (PE), na fábrica da Vivix, e ali participou de duas reuniões com o Corpo de Bombeiros dos Estados da Paraíba e Pernambuco. A iniciativa faz parte do trabalho que a Abravidro desenvolve em parceria com o Corpo de Bombeiros para a inclusão da ABNT NBR 7199 — Projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil nas instruções técnicas da corporação em todo o Brasil.

Cada reunião contou com cerca de 20 oficiais, embora a abordagem tenha sido ligeiramente diferente nos encontros. O Corpo de Bombeiros de Pernambuco está reformulando sua legislação interna e ainda não possui a NBR 7199 inclusa em suas instruções técnicas. Clélia enfatizou que o momento é bastante propício para a introdução dessa norma, pois ela é de extrema importância para a segurança da aplicação do vidro nas edificações, e complementou abordando métodos para que os oficiais sejam capazes de reconhecer os diferentes tipos de vidro, incluindo os resistentes ao fogo.

Os paraibanos já introduziram a citação da NBR 7199 em sua legislação interna. Portanto, Clélia atualizou os oficias que fazem as vistorias, explicando a necessidade da avaliação dos vidros de segurança e da especificação correta em cada utilização.

Um exemplar do texto normativo foi entregue a cada participante. A intenção é que os oficiais tenham mais intimidade com o conteúdo da norma, o que fará diferença na hora em que executarem as vistorias para a concessão do Habite-se (certidão expedida pelas autoridades que atesta que o imóvel está pronto para ser habitado).

Durante a passagem pela fábrica da Vivix para as reuniões, os oficiais de ambas as corporações conheceram o processo de fabricação dos vidros planos e participaram de uma demonstração de quebra com vidros temperados e laminados. Isso possibilitou ao grupo ver na prática a diferença do comportamento de cada tipo durante a ruptura, reforçando o que foi dito por Clélia na palestra.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters