Vidroplano
Vidroplano


Atenção na hora de instalar e vedar vidros em aquários!

23/01/2018 - 18h20

Aquários são espaços em que podemos ficar frente a frente com criaturas aquáticas e vê-las em todos os detalhes – entre nós e elas, apenas uma barreira frequentemente composta de vidros.

Nosso material confere visibilidade aos aquários, mas ele também desempenha função de segurança: afinal, as chapas precisam suportar toda a pressão causada pelo volume de água e animais contidos nessas estruturas.

Assim, a instalação e a vedação dos vidros de aquários devem ser feitas com muito cuidado. Veja a seguir alguns pontos que precisam de atenção na hora de executar esse trabalho:

Quanto mais resistente, melhor!
laminado
A norma NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações determina que apenas vidros laminados podem ser usados em aquários. Para obras grandes, vale considerar o uso de multilaminados (ou seja, laminados feitos com mais de duas peças de vidro).

Ajuda especializada!
Working on construction plans
Para especificar o vidro, devem ser consideradas as dimensões do visor, a pressão constante da coluna d’água e o número de apoios. Na hora de fazer os cálculos, busque a ajuda de um especialista ou um software próprio para determinar a espessura necessária para o vidro.

A união faz a força!
Silhouette of woman in the aquarium.
Não adianta se preocupar só com os visores de vidro do aquário: eles são parte de um conjunto, o qual envolve também caixilhos, selantes e outros componentes. Para garantir a integridade e a segurança dos aquários, o sistema inteiro precisa ser eficiente.

Bordas sempre secas!
Little siblings looking at fish tank at the aquarium
Procure sempre usar vidros encaixilhados e bem-protegidos em aquários, para evitar contato de suas bordas com a água: isso pode causar a delaminação das peças e comprometer seu desempenho.

Silicone certo, na medida certa!
The loft interior with aquarium
A espessura mínima para a aplicação de silicone na hora da vedação é de 3 mm. Mas, atenção: o produto usado não deve ter antifungos em sua composição, pois ele pode liberar toxinas durante seu processo de cura e causar a morte dos peixes.

O trabalho não acaba na instalação!
Inside of the L'Oceanografic aquarium in Valencia, Spain
Por mais segura que a estrutura esteja, aconselhe os responsáveis pelo aquário a chamar sua empresa periodicamente para avaliar o estado do sistema e realizar sua manutenção preventiva.

Depois de todas essas dicas, que tal apreciar alguns grandes aquários de vidro no Brasil e no mundo? A edição de setembro de 2016 de O Vidroplano contém uma reportagem sobre o uso desse material nessas estruturas e também em zoológicos. Boa leitura!

Leia também: Resistência transparente 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters