Vidroplano
Vidroplano


Biblioteca Mário de Andrade (SP) recebe obra de arte com vidro

30/11/2016 - 18h14

Quem conhece a Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo, provavelmente se encantou com o corredor de vidro que liga a recepção à sala de leitura. Agora, esse espaço conta com uma novidade: recebeu a instalação de painéis de vidro com a impressão de 16 fotos de visitantes e funcionários da biblioteca, além de um autorretrato do fotógrafo e artista brasileiro Alex Flemming, que assina o projeto.

Intitulada Série Biblioteca e programada para ser inaugurada oficialmente no sábado, dia 3 de dezembro, às 11 horas, a obra foi inspirada no trabalho do artista realizado na estação Sumaré, na Linha 2 (verde) do Metrô de São Paulo.

A paulistana Speed Temper foi a responsável pelo processamento do vidro extra-clear fornecido pela AGC, por meio da iniciativa da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro). Após a impressão das imagens em duas cores sobrepostas, as chapas de 5 mm foram temperadas e laminadas, resultando em peças de 10 mm de espessura. Segundo a empresa, o maior desafio estava justamente em manter a qualidade da imagem após a têmpera, para alcançar o resultado desejado pelo artista, próximo a uma distorção óptica.

As peças com as fotos substituíram antigos painéis que já faziam parte da parede de vidro. E a beleza do nosso material está na acessibilidade: quem passar pela rua também poderá ver os retratos mesmo de longe. A ideia de integração e movimento, proposta por Flemming nessa obra permanente, traduz-se perfeitamente com o nosso material.

Inauguração da obra ‘Série Biblioteca’
Data e horário: 3 de dezembro, a partir das 11 horas
Local: Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo)



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters