Vidroplano
Vidroplano


Boxes de banheiro: saiba quando é a hora da manutenção preventiva!

05/04/2017 - 19h21

Você sabia que, como a maioria dos equipamentos e bens de consumo, o boxes de banheiro precisam passar por uma manutenção preventiva  de tempo em tempo? É por meio dela que os profissionais vidraceiros podem identificar e consertar qualquer problema que possa surgir com o uso do dia a dia.

Para ajudar os consumidores a conhecer mais sobre o assunto, a Abravidro conta com o programa De Olho no Boxe, apoiado pelas empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro. Lá no site www.deolhonoboxe.com.br, você encontra essas e outras informações de forma didática e completa.

Para garantir sua segurança, preparamos algumas dicas que irão indicar se seu boxe está com algum problema.

Quando devo chamar um vidraceiro para a manutenção preventiva?
Mesmo que seu boxe de vidro esteja funcionando perfeitamente, não é fácil identificar o desgaste natural das peças que compõem o boxe. Por esse motivo, a norma técnica ABNT NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança determina que a manutenção preventiva seja realizada a cada doze meses a partir da instalação ou da última manutenção.

Posso contratar um serviço de manutenção preventiva antes desse prazo?
Sim. Na verdade, caso encontre algum dos problemas abaixo, você não só pode como DEVE   interromper o uso dele e procurar um vidraceiro. Portanto, verifique se:

- As bordas do vidro apresentam lascas — em caso positivo, o vidro deverá ser trocado;

– A abertura e o fechamento do boxe exigem esforço;

– O vidro encosta no chão durante sua abertura e fechamento;

– O puxador encosta na borda do vidro fixo quando a porta está aberta;

– O vidro entra em contato com algum material mais rígido (parede, parafuso, perfil etc.) — isso acontece quando ele está sem os batedores;

– A guia da porta está ressecada ou muito flexível;

– A estrutura do boxe não está firme;

– Mesmo fechado, o boxe permite a passagem de água para fora.

Posso eu mesmo fazer a manutenção?
NÃO! Manutenção preventiva é assunto sério e deve ser feita por profissional qualificado, seguindo as recomendações do fabricante do kit de instalação do boxe. Acesse a área do consumidor no site De Olho no Boxe e encontre uma vidraçaria perto de você!

Dicas anotadas? Então aí vai mais uma: para conhecer mais sobre boxes de banheiro, confira a reportagem da edição nº 528 de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters