Vidroplano
Vidroplano


Conferência com apoio da Abravidro discute perturbação sonora em São Paulo

29/04/2016 - 18h01

No dia 28 de abril, a Câmara Municipal de São Paulo sediou a 3ª Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora. O evento foi realizado pela Associação Brasileira para Qualidade Acústica (ProAcústica) e pelo gabinete do vereador Andrea Matarazzo. Reconhecendo a importância do tema e o papel fundamental que o vidro pode ter no isolamento acústico, a Abravidro esteve entre os apoiadores institucionais da conferência.

A programação foi composta por quatro painéis nos quais especialistas de diferentes áreas debateram temas como o impacto da poluição sonora sobre a educação e saúde (podendo causar estresse, irritabilidade e até levar à morte); o ruído e a vibração gerados pelos meios de transporte (dentre eles os ônibus e as motocicletas são os principais contribuidores); os problemas e tentativas de regulação do barulho causado por obras de construção civil; e como as diversas fontes de ruído causam perturbações à população da cidade.

Aprendizado em sociedade

Antes do primeiro painel, um vídeo exibiu o case da Escola Municipal de Ensino Fundamental Amorim Lima: localizada no bairro Butantã, a edificação sofria com a reverberação do barulho, até que a ProAcústica uniu-se ao corpo docente, a pais de alunos e a empresas de diferentes setores (incluindo o vidreiro), para ajudar a reduzir o problema no local.

A iniciativa partiu de Gilberto Fuchs, presidente do Conselho de Administração da ProAcústica e pai de um dos alunos da escola. Falando com exclusividade para a equipe de O Vidroplano, ele disse que janelas acústicas com vidros foram adotadas em certas salas para bloquear o ruído externo e manter a iluminação natural dos espaços.

Vidro: um aliado quando bem-utilizado

Por sua vez, Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica, destacou ao final do evento que as discussões na conferência só serão úteis se puderem tratar o assunto com seriedade, ter convicção de que sempre é possível adotar soluções para combater a poluição sonora e contar com a participação cada vez mais de gente e de setores da sociedade. Segundo ele, a solução para os problemas não se restringe às urnas: “Quando estamos dispostos a nos juntar para fazer algo, as coisas acontecem”, afirmou.

Sobre a contribuição do vidro para a redução do ruído e de vibrações, Moraes explicou para O Vidroplano que o material é uma solução para o isolamento acústico, mas ainda é muito mal-utilizado pela carência de sua compreensão por parte da sociedade. Apesar disso, destacou que, se bem-utilizado, o vidro pode ser de grande ajuda para essa causa.

Manifesto pelo silêncio

O dia anterior, 27, foi o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day — Inad). Nele, o Inad Brasil promoveu, na Avenida Paulista, o Manifesto do silêncio, em que todos os participantes ficaram quietos por um minuto para sensibilizar as pessoas para o impacto do ruído. O dia também contou com ações educativas e com a medição de ruído da avenida em tempo real.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters